
Aliviar a sinusite com remédios caseiros
Muito se fala da sinusite e muitos são são as pessoas que sofrem deste mal, seja no inverno por causa das constipações ou na primavera devido às alergias. Aqui estão os 8 melhores remédios caseiros para a sinusite que podem aliviar os sintomas da sinusite crônica e reduzir a necessidade de medicação.
Todos os anos, muitas pessoas sofrem de sinusite, sendo uma da queixas mais comuns que levam a faltar ao trabalho. A inflamação dos seios perinasais geralmente é desencadeada por uma constipação, gripe ou alergias e ainda outras infecções bacterianas e víricas que se não for tratada pode tornar-se crónica.
Remédio caseiro para a sinusite
A sinusite é uma inflamação dos seios perinasais – os seios que se encontram à volta do nariz – que provoca dor e incómodo. Estes seios são cavidades situadas junto ao nariz onde se acumula o muco que, em condições normais, deve ser claro e fluido e que escorre normalmente para as fossas nasais sem criar quaisquer problemas.
No entanto, em algumas pessoas, o muco fica acumulado, provocando uma inflamação – a pessoa sofre de sinusite. A inflamação deste tipo é mais frequente quando a pessoa se constipa ou quando sofre de alergias, uma vez que a produção de muco é maior e o sistema imunitário está mais debilitado.
Quais são os sintomas?
Os sintomas por vezes podem ser tão dolorosos que os afetados são incapazes de trabalhar. Os sintomas mais frequentes são a obstrução nasal ou o chamado “pingo no nariz”, derivados da própria natureza da inflamação. Frequentemente estes sintomas são acompanhados de fortes dor de cabeça, pressão nos ossos da face ou acima dos olhos, espirros ou febre, também dor de dente e mal-estar geral.
Inalação de vapor de camomila
Preparar uma infusão de camomila e inalar os vapores é um excelente remédio caseiro para a sinusite. Junte seis colheres de chá de flores de camomila a 1L de água a fervida, espere que arrefeça um pouco, e inale o vapor da infusão. Respire o mais profundamente possível durante pelo menos 10 minutos. Em alturas de sintomas muito fortes, repita o processo duas vezes por dia, de manhã e à noite.
Lavagem nasal com solução salina
Embora este não seja propriamente um remédio caseiro para aliviar a sinusite, pois exige uma solução salina própria para sinusite (adquirida na farmácia) não deixa de ser um tratamento simples e natural. Introduza a solução numa das narinas e deixe o líquido sair pela outra, enquanto prende a respiração. Esta técnica pode durar algum tempo até ser dominada na perfeição, devendo cada pessoa, encontrar a posição que mais lhe convém para levar a cabo o processo. Este remédio não tem quaisquer contraindicações e é eficaz a eliminar a secreção do nariz e dos seios perinasais.
Ingestão de líquidos quentes
Além da inalação do vapor do chá de camomila, beber chá quente também ajuda a aliviar a congestão nasal, pois além de ajudar a descongestionar o nariz, o chá contem teofilina, que relaxa os músculos das vias respiratórias. Aposte, por exemplo, no chá de gengibre como um remédio caseiro para a sinusite, já que proporciona um alívio temporário. Além do chá, beba muita água, mas nunca muito fria e caldos. A ingestão de líquidos ajuda a manter o muco mais líquido e facilita a descida para as fossas nasais, desinflamando os seios perinasais.
Tomar mel
Um estudo canadiense demonstrou que o mel ajuda a combater as bactérias que se podem acumular no muco e originar infeção, é particularmente útil numa sinusite crônica.
Chá para descongestionar o nariz
Misture 60 g de anis, 40 g de tomilho, 30 g de sementes de funcho e 20 g de folhas de sálvia. Deite uma colher de chá desta mistura numa chávena e despeje por cima água quente. Deixe repousar por 10 minutos, coar e beber até dois copos por dia. Outros chás quentes com ervas anti-inflamatórias, como sálvia ou camomila são também adequados na inflamação dos seios perinasais.
Cúrcuma
Um dos ingredientes ativos da cúrcuma, chamado curcumina, acalma os seios paranasais. A curcumina pode promover a cura da sinusite aguda e aliviar a inflamação crónica. Coloque meia colher de chá de cúrcuma num copo de água morna e faça gargarejos com esta solução várias vezes ao dia. Se quiser também pode beber a solução como se fosse um chá.
Óleos essenciais
Inalações a vapor com óleos essenciais puros são eficazes para aliviar a sinusite como o óleo essencial de hortelã-pimenta, mas também os óleos essenciais de eucalipto, de cajeput e de zimbro. Misture os óleos para um tratamento mais eficaz. Além disso, aqueles que também sofrem de dor de dente durante a sinusite, podem aplicar uma gota da referida mistura de óleos ess
enciais, três vezes ao dia, diretamente nas gengivas da zona dolorosa. No entanto, tome cuidado para não aplicar os óleos essenciais perto dos olhos e lave bem as mãos após a aplicação.
Massagem para aliviar a congestão nasal
Misture 5 gotas de óleo de amêndoas com uma gota de óleo essencial de camomila e faça uma massagem com a ponta dos dedos, em pequenos círculos na testa, nas têmporas e à volta dos olhos (cuidado para não entrar nos olhos). O tônico sueco, um remédio natural, ajuda a aliviar a sinusite, passe na testa e sobre as abas do nariz
Outras medidas que ajudam a aliviar a sinusite
Usar humidificadores: use-os em casa, especialmente no inverno, para evitar a secura das fossas nasais causada pelo sistema de aquecimento que torna o ar muito seco. Também pode colocar uma tigela com água sobre o aquecedor.
Comer betacaroteno: os vegetais de cor laranja (cenoura, abóbora, batata-doce, laranja, meloa, nectarina, papaia, pêssego, alperce) fornecem betacaroteno, substância chave para o cuidado das mucosas nasais.
Alimentos picantes: os alimentos que ardem ao comer como, rabanetes, cebola, alho, pimenta… são antimicrobianos e ajudam a descongestionar o nariz. Também pode começar a comê-los para prevenir a sinusite.