
Óleo de argan: para que serve e como usar
No que se refere aos cuidados de beleza, o óleo de argan serve para cuidadar a pele, o cabelo, as unhas, e ainda como um remédio para o tratamento de manchas da pele, e até pode servir como óleo de cozinha. Fique a saber tudo sobre este óleo e como usá-lo.
A sua origem é de Marrocos e provém do fruto da árvore de argan. Este fruto é uma espécie de amêndoa grande que é seca ao sol para depois serem extraidas as sementes. É necessária uma grande quantidade de sementes para se conseguir produzir este óleo.
Daí que seja conhecido como o ouro líquido de Marrocos e é também o motivo pelo qual é tão apreciado. Para que se tenha uma ideia são necessários 100 quilos de fruta para conseguir fabricar 1 litro de óleo, por isso é caro.
Como é o óleo de argan
As qualidades benéficas do óleo de argan já foram comprovadas em estudos. O óleo da árvore de argan, também chamado de “árvore da vida”, tem sido usado desde a antiguidade como um remédio caseiro para várias doenças e cuidados de beleza.
O óleo de argan entra na composição de vários cosméticos, como cremes, shampoos, gel de banho e sabonetes. Este óleo é adequado para todos os tipos de peles e para todo o corpo. Além disso também é muito benéfico para o cabelo e para as unhas.
É também indispensável na cozinha marroquina para temperar pratos acabados, saladas, peixe, legumes, sopas ou massas, proporcionando um ligeiro sabor aromático a nozes, não sendo, normalmente usado para fritar, embora possa ser aquecido a temperaturas altas.
Benefícios do óleo de argan
Este é um produto 100% natural e rico em ácidos gordos essenciais e Vitamina E. Além disso, este óleo tem propriedades muito boas: é nutritivo e regenerador. Ao usar o óleo de argan, pode obter todos estes benefícios:
- É excelente para recuperar a elasticidade da pele e para promover o rejuvenescimento celular. Se aplicar este óleo fazendo uma massagem, a sua pele ficará macia e acetinada e sentirá um grande bem-estar.
- As peles secas podem utilizar este óleo para hidratar a pele e para aliviar irritações.
- O óleo de argan é perfeito para aplicar em zonas secas do corpo como os joelhos e os cotovelos.
- Também é benéfico para o stress, o fígado e para ajudar a reduzir o colesterol.
- Além disso também é excelente para ajudar a prevenir o envelhecimento da pele.
- Também pode ser utilizado para apagar as marcas deixadas pelo acne ou pela varicela.
- As mulheres grávidas podem prevenir as estrias cuidando a pele com este óleo.
- Serve ainda para aliviar dores de circulação.
Óleo de argan para rosto e corpo
Este valioso óleo hidrata e rejuvenece, fará com que a sua pele fique suave, macia e sedosa. No inverno ajuda a aliviar irritações, zonas gretadas e queimaduras. Além disso é óptimo para prevenir o envelhecimento da pele e ajuda a retardar o aparecimento de rugas.
Pode também adicionar algumas gotas deste produto na água do seu banho e conseguirá uma pele macia. Fazer massagens com o óleo de argan vai conseguir melhorar a circulação. Aplique este óleo antes de dormir e usufrua das suas vantagens durante a noite.
A nível interno, as mulheres berberes desde tempos remotos que tomam uma colher de chá de óleo de argan com mel todas as manhãs para manter a pele bonita ao longo dos anos.
Cabelos secos e quebradiços:
É ideal para tratar cabelos secos ou ásperos transformando-os em cabelos sedosos e brilhantes. Para o conseguir, aplique o óleo de argan em todo o cabelo e deixe atuar durante 30 minutos. Depois lave e enxagúe o cabelo como habitualmente.
Cuidados com o couro cabeludo:
O couro cabeludo seco pode causar uma sensação desagradável de coceira e por vezes é acompanhada de caspa. O óleo de argan pode ajudar, pois também é ideal para o tratamento da caspa e para promover o crescimento do cabelo e para fortalecer as raízes do cabelo.
Coloque algumas gotas nas palmas das mãos e comece a sua aplicação, adicionando a quantidade conforme necessário. Algumas gotas são suficientes.
Se utilizar este produto diariamente vai ver como o seu cabelo recupera rapidamente todo o seu esplendor. As suas propriedades são benéficas tanto para o cabelo como para o couro cabeludo. Durante o verão pode utilizar este produto para hidratar o seu cabelo depois da exposição solar.
Fortalecer as unhas
Se as suas unhas são frágeis e se quebram facilmente o ideal é fortalece-las com óleo de argan. Além disso, este óleo também protege as suas unhas.
Receita para fortalecer as unhas estragadas: misture uma colher de chá de óleo de argan e uma colher de chá de sumo de limão. Depois coloque as suas unhas nesta mistura durante 15 minutos. No fim lave bem as suas unhas. Repita este procedimento uma vez por semana.
Na saúde
Os benefícios do óleo de argan não se limitam só aos cuidados de beleza da pele e do cabelo. As suas propriedades anti-oxidantes e, portanto, anti-inflamatórios e anti-cancerígenas, fazem dele, um óleo excelente para a saúde. Além disso, ao contrário de outros óleos vegetais, o óleo de argan é caracterizado pela sua combinação única de schottenol e spinasterol. Estes dois fitoesteróis são extremamente eficazes contra doenças inflamatórias, como a artrite.
Reduz ainda o colesterol, graças aos seus fitoesteróis que regulam a absorção de colesterol no intestino. Ao mesmo tempo, estimula a circulação e fortalece o sistema imunológico. Para aumentar o bem-estar e fortalecer o organismo em geral tome uma colher de sopa cheia de óleo de argan diariamente. A ingestão a longo prazo ajuda também a melhorar a aparência da pele.
Escolha um óleo puro
São muitas as formas de usar o óleo de argan, seja como remédio natural ou cosmético ou até mesmo para ingerir, mas certifique-se de comprar um produto de qualidade.
Nas farmácias e lojas naturais pode encontrar facilmente muitos produtos feitos à base de óleo de argan. No entanto, esses produtos podem apenas conter uma quantidade mínima de óleo de argan. Verifique antes de comprar, que seja um óleo de argan puro, que seja óleo de argan 100%.
Aconselhamos também que leia bem os componentes do produto. Pelo cheiro é possível verificar se é natural ou não. Se for natural, ou seja, bem fabricado e armazenado, o óleo não deve ter praticamente cheiro. Além disso, a sua cor é muito clara. Consoante ao preço, a qualidade paga-se e isso é um indicativo da sua qualidade.