
Como cuidar os cabelos loiros
Cada tipo de cabelo tem as suas necessidades específicas e precisa de ser bem cuidado para que se mantenha bonito, macio e saudável. Por isso é importante cuidar os cabelos loiros de modo a mantê-los luminosos e brilhantes, já que estes requerem um tratamento especial.
O cabelo loiro, tende a ser mais fino e precisa de cuidados específicos, além disso são os que mais sofrem com produtos agressivos, os raios solares e a água com cloro, dando um aspeto de cabelo enfraquecido e com pontas espigadas. O shampoo mais adequado e uma boa dose de hidratação para nutrir o cabelo profundamente, através de produtos naturais, é o que se pretende com as receitas caseiras que vão cuidar do cabelo loiro e mantê-lo saudável.
Como manter o cabelo loiro saudável
Um ponto fundamental para cuidar bem dos cabelos loiros é utilizar o shampoo mais indicado. Especialmente para cabelos loiros, o shampoo devem conter propriedades antioxidantes e nutritivas. Para acentuar ainda mais a cor loira, deve conter uma mistura de extratos de mel, camomila e limão, que fazem sobressair os tons mais claros de forma natural, sem aclarar demasiado a cor do cabelo.
Assim sendo, a primeira coisa que deve fazer é lavar bem o seu cabelo. Eliminando assim todos os resíduos e restaurando o seu brilho natural. Além disso é aconselhável que lave o seu cabelo no máximo entre duas a três vezes por semana. Depois enxague o cabelo com água morna e escorra-o bem.
Para reforçar ainda mais a ação do shampoo, aplique um creme da mesma gama nas pontas. Deixe o produto atuar durante cerca de 5 minutos. Ao fazê-lo, além de estar a ajudar a desembaraçar o cabelo, também estará a criar uma camada nutritiva e protetora na fibra capilar. Depois passe o cabelo por água morna e no fim por água fria para fechar a cutícula do cabelo.
Pequeno truque: Quer dar um brilho extra ao seu cabelo? Então adicione um pouco de sumo de limão ou de vinagre á água com que vai lavar o seu cabelo.
Cuidados a ter com os cabelos loiros
Uma ou duas vezes por semana deve tirar um tempinho para dedicar à hidratação do seu cabelo. Depois de o lavar e desembaraçar, escolha uma máscara reparadora e nutritiva e a aplique-a. Deixe que a máscara atue durante cerca de 10 minutos e depois remova-a com água morna, terminando com água fria. Depois enrole o seu cabelo numa toalha.
Pequeno truque: Para aumentar ainda mais os efeitos benéficos da máscara, envolva o cabelo numa toalha quente. O calor irá ajudar o produto a penetrar com mais facilidade.
Se quiser mais flexibilidade pode optar por utilizar um sérum nas pontas do cabelo, sendo que não é preciso remove-lo com água. Além disso, nunca é demais recordar que deve evitar ao máximo o uso do secador. Caso precise de o utilizar não o faça muito perto do cabelo, nem com ar muito quente.
Receitas caseiras para cabelos loiros
Shampoo para dar brilho: Dilua duas colheres de chá de camomila seca num litro de água. Depois junte sumo de metade de um limão e 100 g de sabão de Marselha ralado. Deixe que ferva. Em seguida filtre a infusão e depois pode aplicá-la;
Máscara de brilho: Numa tigela misture uma gema de ovo, uma colher de sopa de azeite e uma colher de chá de mel. Com a ajuda de um pincel, aplique a mistura desde o meio do seu cabelo até às suas pontas. Enrole o seu cabelo numa toalha quente e deixe atuar durante 15 minutos. Depois passe o cabelo por água morna e lave-o com o seu shampoo habitual.
Como deixar o cabelo loiro mais claro
Camomila: o chá de camomila acentua os reflexos do cabelo loiro. Prepare um chá, deite 8 saquinhos de chá de camomila em 1 litro de água fervida, deixe em repouso. Depois de frio retire os saquinhos de chá. Espalhe o líquido no cabelo e deixe o cabelo secar ao sol.
Mel para clarear o cabelo: o mel também é um remédio caseiro muito suave e natural para clarear o cabelo. Não só torna o cabelo mais claro, como também o nutre. Misture 1 ou 2 colheres de sopa de mel com água e passe no cabelo. Pode aquecer o mel um pouco, para que fique mais fluido e possa ser melhor distribuído no cabelo, mas aqueça em lume suave e em banho maria, para que este não perda as suas propriedades benéficas.
Coloque uma touca no seu cabelo e uma toalha à volta da cabeça, para aumentar o efeito do tratamento. Depois de uma hora, lave a cabeça com água morna. Use um condicionador de cabelo após o tratamento, que hidrata e nutre o cabelo. Sobretudo quando o cabelo está mais exposto ao sol, o mel é o melhor para cuidar do cabelo loiro, porque o mel nutre e evita que as pontas sequem. A enzima glicose oxidase, que está contida no mel, converte glicose e oxigénio em peróxido de hidrogénio, que também é usado no salão de cabeleireiro para clarear o cabelo.
Sumo de limão: o limão tem um efeito de branqueamento ainda mais forte do que a camomila. Coloque o sumo de limão espremido num borrifador e borrife os fios de cabelo, mas evite o couro cabeludo, poque pode fazer arder. Exponha-se ao sol durante um máximo de 1 hora e enxágue depois bem com água. Convém usar um condicionador de cabelo para minimizar os efeitos do ácido cítrico no cabelo.
Cuidados do cabelo loiro depois de clarear
Embora o tratamento natural reavive a cor do cabelo loiro de forma muito mais suave e menos agressiva que os produtos químicos, deve ser sempre feito um cura com máscaras que contenham óleo. O óleo é um grande aliado para todo o tipo de cabelo, é um dos melhores remédios para cuidar do cabelo, incluindo o cabelo loiro.
Após o tratamento para deixar o cabelo loiro mais claro, convém utilizar depois azeite virgem extra prensado a frio, para deixá-lo hidratado e nutrido, uma verdadeira cura milagrosa. O óleo de coco também é ideal para nutrir o cabelo e dar brilho.