
Remédios naturais para cabelos fracos
Máscaras feitas à base de gema de ovo, amêndoas, mel e abacate são bons ingredientes para preparar com eles alguns remédios para cabelos fracos, podendo aplicá-los uma vez por semana, sendo o resultado um cabelo mais saudável e brilhante.
Mas muitas vezes os cabelos fracos e finos podem indicar falta de nutrientes vitais, como o silício, vitamina D, certos aminoácidos. Não é de admirar que por isso cada vez mais pessoas sofrem de perda de cabelo, cabelos fracos ou queixam-se de cabelos sem brilho. O organismo deve receber todos os nutrientes e substâncias vitais na quantidade certa e nas proporções corretas.
Remédios para cabelos fracos
Azeite – Molhe o seu cabelo com azeite e envolva-o numa toalha antes de dormir. No dia seguinte irá comprovar como o seu cabelo recuperou força e brilho. Faça este tratamento uma ou duas vezes por mês. O azeite é também um grande aliado para cuidar dos cabelos loiros.
Limão e vinagre – Misture o limão e o vinagre com água morna e aplique esta mistura no seu cabelo antes de utilizar o shampoo. Lave o seu cabelo normalmente e massageie o couro cabeludo durante 2 ou 3 minutos. Lave o cabelo e volta a aplicar a mistura. Deixe repousar um pouco e depois lave novamente o cabelo. O seu cabelo ficará muito mais brilhante e saudável. Veja aqui mais receitas de como cuidar do cabelo com remédios naturais.
Além disso existem certos produtos que têm propriedades benéficas para o cabelo, alguns são:
Levedura de cerveja – Normalmente é vendida em capsulas e é excelente para deixar o cabelo brilhante.
Óleo de argan – Este óleo é óptimo para enriquecer e revitalizar os cabelos quebradiços e secos. Para isso, basta que aplique este óleo antes do shampoo. Deve aplicar este óleo principalmente nas pontas do cabelo.
Cuidados a ter com o cabelo
Ter um cabelo bonito não é algo que aconteça da noite para o dia. Além da utilização constante de um remédio para cabelos fracos, é preciso também que tenha cuidados com o seu cabelo para que ele esteja brilhante e saudável. Assim sendo, é muito importante que adquira bons hábitos e que cuide diariamente do seu cabelo.
- Acostume-se a lavar o cabelo com água fria. Desta forma o seu cabelo ficará mais forte.
- Comece a escovar o seu cabelo pelas pontas. Tenha muito cuidado com os nós no cabelo. Penteie o cabelo suavemente até chegar à raiz.
- Evite pintar o cabelo ou fazer permanente com muita frequência.
- Corte regularmente as pontas.
O que fazer para melhorar o cabelo fraco?
Escolha bem o seu shampoo: para os cabelos secos os melhores shampoos são os hidratantes. Uma vez que facilitam o processo de escovagem e porque deixam o cabelo mais macio. Existem também diversas marcas que têm várias máscaras para cabelos frágeis. É recomendado que aplique máscara pelo menos uma vez por semana. Os cabelos fracos estão muitas vezes associados a cabelos finos,um tratamento caseiro para aumentar o volume do cabelo pode ser uma opção a considerar.
Tenha cuidado com a sua alimentação: ter uma alimentação equilibrada e saudável não é bom apenas para a sua silhueta mas também para o seu cabelo. Se o seu cabelo está frágil é muito provável que a causa seja a ausência de nutrientes importantes na sua alimentação.
Assim sendo é muito importante que faça uma dieta equilibrada rica em ácidos gordos (azeite e peixe), ferro, Vitamina B (cereais, trigo, amêndoas, nozes, produtos láteos), zinco (lentilhas, marisco, gema de ovo), frutas, verduras e legumes. A falta de Vitamina B pode fazer com que o seu cabelo fique fraco e pode até mesmo levar à queda do seu cabelo.
O silício é um mineral muito importante para o crescimento do cabelo, muitas vezes a falta de silício pode ser a principal causa de cabelos fracos. Este mineral tende a diminuir com a idade, e nem sempre a alimentação é suficiente para fornecer silício ao organismo. O silício ajuda o cabelo a ficar mais forte e brilhante. Para este efeito, os especialistas aconselham um suplemento na forma de silício orgânico, para ser tomado diariamente durante pelo menos 6 meses.
A falta de vitamina D pode também estar a contribuir para o enfraquecimento do cabelo. A vitamina D pode ser produzida pelo próprio corpo, no entanto, é preciso expor o corpo à luz solar. Exponha-se todos os dias pelo menos 20 minutos ao sol sem protetor solar.