
Tratamento caseiro para cabelo oleoso
O cabelo oleoso carateriza-se principalmente pelo excesso de óleo presente nos fios de cabelo, principalmente no couro cabeludo, que dá um aspeto “escorrido” ao cabelo. O cabelo depois de lavado em pouco tempo fica logo com um aspeto de desleixado. Um remédio caseiro para o cabelo oleoso vai ajudar a combater este problema.
A causa da oleosidade do cabelo deve-se às glândulas sebáceas, que produzem quantidades excessivas de sebo. Isto faz com que cabelo pareça brilhante e oleoso. Claro que a oferta de champôs para cabelos oleosos é enorme. Mas mesmo em casa, existem bons remédios para tratar a oleosidade do cabelo
Couro cabeludo oleoso: tratamento caseiro
Hoje em dia, dificilmente será preciso gastar muito dinheiro em produtos de grandes marcas para conseguir o efeito que pretende no seu cabelo. Se tem cabelo oleoso ou com tendência para isso, aqui ficam alguns truques de tratamento caseiro para o couro cabeludo oleoso:
-
Utilize um shampoo bastante suave (ph neutro) ou até mesmo dos recomendados para bebés. Deve ter ainda em conta que os shampoos dois em um (shampoo e condicionador) tendem a tornar o cabelo ainda mais oleoso, não os use.
-
Evite ao máximo massajar o couro cabeludo uma vez que aumenta a produção de oleosidade
-
Lave o cabelo com limão. Esprema o sumo de dois limões em duas chávenas de água destilada e coloque num recipiente. Lave normalmente o seu cabelo e depois seque-o com uma toalha. Em seguida, aplique o líquido anteriormente feito em todo o couro cabeludo e massaje. Deixe atuar durante cinco minuto e enxagúe o seu cabelo.
-
Lave o cabelo com cerveja. Depois de lavar o seu cabelo, coloque o conteúdo de uma cerveja no seu cabelo. Em seguida, enxagúe o cabelo com água. Para além de a ajudar a livrar-se da gordura do seu couro cabeludo, ainda vai tornar o seu cabelo mais brilhante.
- Máscara de ovo para cabelo oleoso. Dependendo do comprimento do cabelo, misture uma ou duas gemas e aplique nos cabelos húmidos. Deixe a máscara atuar por 10 minutos. Em seguida, retire com água morna e lave o cabelo com um champô suave. A máscara de gema de ovo regula a oleosidade da raiz do cabelo.
-
Não lave o cabelo todos os dias. Isto não quer dizer que não deve tomar banho todos os dias. No entanto, lavar o cabelo todos os dias aumenta o índice de oleosidade. O ideal é lava-lo dia sim, dia não.
-
Outro aspeto importante é a temperatura da água. Esta deve ser morna, nunca quente e nem fria.
Máscara de argila para cabelos oleosos
Para regular o excesso de sebo do couro cabeludo, prepare uma máscara de argila. É desengordurante, não causa irritação e acalma as glândulas sebáceas, o que evita a produção excessiva de gordura. A argila pode encontrar em loja de produtos naturais ou na farmácia.
Como preparar a máscara: misture três a quatro colheres de sopa de argila com água morna. Adicione apenas a quantidade de água até formar uma papa mole. Depois, aplique na raiz do cabelo, ou seja em todo o couro cabeludo com movimentos suaves. Esta máscara para cabelos oleosos deve ser aplicada uma vez por semana, deixando atuar 10 minutos antes de enxaguar com água morna. Se acrescentar algumas gotas de óleo essencial de alecrim à máscara, vai reforçar ainda mais o efeito desengordurante, pois ajuda a diminuir a atividade das glândulas sebáceas.
Chá preto
O chá preto contém taninos que ajuda a reduzir a produção de sebo. Prepare uma chávena de chá preto e deixe arrefecer. Lave o cabelo com o chá e deixe atuar por 5 minutos. Em seguida, lave o cabelo com um shampoo para cabelos oleosos. Se fizer este tratamento duas a três vezes por semana, vai ajudar a reduzir a produção de sebo.
Este tratamento caseiro para cabelos oleosos vai ajudar a regular a produção de sebo, além disso não escove o cabelo com muita frequência durante o dia, para que a gordura não se espalhe ainda mais por todo o cabelo. Um truque rápido é usar pó de talco, que absorve logo a gordura, fazendo o efeito de shampoo seco, sobretudo útil para quando surge uma situação inesperada e não há tempo para lavar a cabeça.