
Tratamentos Caseiros para Combater a Caspa
A caspa é um problema que afeta muitas pessoas e, apesar de na maioria das vezes não ter sintomas, a nível estético causa muitas preocupações. Damos-lhe a conhecer melhor este problema e como fazer um tratamento caseiro para combater a caspa.
Se não for feito um tratamento, a caspa pode ficar fora de controle, aparece nos ombros, na roupa, no pente, é visível na raiz do cabelo. Não só é irritante, mas também pode ter um impacto negativo na auto-estima. Porque a caspa pode ser vista como um sinal de falta de higiene. Existem muitos remédios naturais para a caspa que podem ser feitos em casa e que oferecem bons resultados.
Porque é que aparece a caspa?
A caspa é uma descamação excessiva do couro cabeludo, provocada por um desequilíbrio nas glândulas sebáceas, que acabam por produzir óleo em quantidades excessivas. Este desequilíbrio pode ser provocado por stress, alimentação inadequada ou consumo excessivo de álcool. Pode também ser provocado por fatores externos como uso de secador, demasiada exposição ao sol ou água do banho demasiado quente.
É por isso comum que a caspa apareça mais no inverno, pois a temperatura da água do banho tende a ser mais elevada. A caspa pode ser assintomática ou acompanhada de leve comichão. Ao contrário do que muitos pensam, a caspa não é uma doença e como tal não se pode falar de uma “cura” para o problema. O que existe é alguns hábitos que devem ser adotados e alguns remédios caseiros que podem ajudar a que o organismo reencontre o equilíbrio e o problema seja controlado.
Tratamento caseiro para combater a caspa
Azeite com sal: misture meia chávena de azeite com sal marinha, faça massagens no couro cabeludo com esta mistura e deixe atuar cerca de meia hora, depois lave o cabelo como de costume.
Óleo da árvore do chá: misture cerca de 20 gotas de óleo de árvore do chá (Tea Tree Oil) com um champô suave, e lave o cabelo uma vez por dia, deixando atuar uns 5 minutos para fazer efeito. O óleo da árvore do chá cheira muito bem e tem um efeito anti-séptico natural.
Champô anticaspa: misture uma gema de ovo com o sumo de um limão. Deixe a mistura agir durante algum tempo e depois lave o cabelo.
Limão contra a caspa: o sumo de limão combate os fungos. Adequado para a caspa gordurosa, o sumo de um limão pode ser adicionado a um litro de água e utilizado como enxaguamento após a lavagem do cabelo. No entanto, não utilize todos os dias para evitar que se resseque o couro cabeludo.
Loção anti-caspa caseira: esta loção ajuda a eliminar a caspa. Recolha um punhado de urtigas frescas e despeje por cima vinagre de maça a ferver. Deixe descansar 10 minutos. Depois de arrefecer retire as urtigas. Aplique a loção no cabelo depois de lavado, massageando bem o couro cabeludo. Se não tiver folhas de urtiga fresca pode também usar folhas secas. Tenha cuidado para que o vinagre de maçã não entre nos olhos. Se tiver pequenas feridas no couro cabeludo, é possível que sinta ardor. Após 10 minutos, enxague abundantemente com água. O cheiro a vinagre tende a desaparecer imediatamente depois do cabelo seco.
Azeite: o azeite é um remédio ideal para a caspa seca. De modo a acalmar o couro cabeludo faça massagens com um pouco de azeite. O azeite hidrata e evita a coceira. Para mais benefícios deve deixar o azeite atuar durante algumas horas, ou toda a noite. Depois lave a cabeça normalmente com um champô suave.
Iogurte natural: o iogurte acalma o couro cabeludo irritado e além disso ajuda a soltar a caspa. Esfregue o couro cabeludo com o iogurte, deixe-o agir por alguns minutos e lave depois o cabelo.
Aspirina: coloque dois comprimidos de aspirina num lenço de papel ou guardanapo. Pique os comprimidos suavemente com um objeto duro ou um martelo até ficar em pó fino. Depois junte este pó ao seu champo habitual. Quando lavar o cabelo deixe a espuma deste champo atuar pelo menos 2 minutos antes de enxaguar.
Gel de aloe vera: 35 minutos antes de lavar o cabelo, massageie bem o couro cabeludo com gel de aloe vera. Deixe atuar durante 30 minutos antes de lavar com um champo suave.
Óleo de coco: lave o cabelo com um champo suave sem condicionador. Depois de secar bem o cabelo, certifique-se que o cabelo não esteja ainda húmido, mas realmente seco, aplique uma pequena quantidade de óleo de coco por todo o couro cabeludo. Deixe descansar pelo menos 2 horas ou até mesmo durante toda a noite. No dia seguinte lave o cabelo como de costume, com água morna, nunca quente, e use um champo suave. Repita este processo uma vez por semana.
Tratamento interno para caspa
Couve com maçã: sendo a caspa muitas vezes provocada por desequilíbrios internos, a melhor forma de a controlar é através da purificação do organismo. Um dos remédios caseiros que pode ajudar é fazer uma mistura de couve com maçã e tomar o preparo como se de um sumo se tratasse. Basta triturar uma folha de couve crua juntamente com uma maçã e beber o preparado diariamente.
Chá de carqueja: outra solução, com mais adeptos, é o consumo diário de este chá. Para o preparar junte duas colheres de sopa de folhas secas de carqueja a 1 litro de água e deixe ferver durante cinco minutos. Tape, deixe arrefecer alguns minutos e coe. Pode bebê-lo várias vezes ao dia, mesmo como substituto da água.
Hábitos saudáveis no combate à caspa
Além do tratamento caseiro para a caspa, devem ser adotados alguns hábitos para controlar este problema. O uso contínuo de um champô anticaspa é de extrema importância e não deve ser descuidado. Mantenha o cabelo sempre limpo, como também todos os pentes e escovas e tudo o que coloca no cabelo, chapéus, gorros, bonés etc.
Nunca lave o cabelo com sabão, resíduos de sabão que permanecem, podem irritar o couro cabeludo e promover a caspa. A temperatura da água não deve ser quente, mas apenas morna. Não use o secador muito perto da cabeça. O calor do secador irrita o couro cabeludo. Sempre que possível seque o cabelo ao sol ou ao ar livre. A este propósito, convém referir que em algumas pessoas, o mar e o sol fazem desaparecer a caspa. Isto pode ser devido à combinação do sol e o sal do mar, que têm um efeito favorável.
Tenha uma dieta equilibrada e variada, abundante em vitaminas e minerais, especialmente o zinco. Pode encontrá-lo na aveia, no peixe, nas ostras, grãos integrais e carne de frango, especialmente a carne do peito. Evite o consumo de álcool e de alimentos ricos em gordura e açúcar.
Controle o stress e aproveite o seu tempo livre para relaxar completamente. Tome um banho de imersão relaxante, ou procure outras maneiras de relaxar: meditação, treinamento autógeno, yoga. O tratamento caseiro para a caspa e os cuidados no dia a dia, embora possam não solucionar o problema, ajuda pelo menos minimizar este problema.