
Chá de Abrunheiro
O abrunheiro (Prunus spinosa) é arbusto de pequenas dimensões, que se pode encontrar por toda a europa, exceto nos países nórdicos. Este pequeno arbusto dá folhas, flores e frutos. Os frutos do abrunheiro são as bagas. As bagas são de pequenas dimensões e de cor azul escura. Se a variedade do abrunheiro for selvagem, a sua vaga é azeda, no entanto, se esperar pelas primeiras geadas, o seu sabor ácido e adstringente é atenuado. Por outro lado, se o abrunheiro for cultivado, então o seu sabor será mais doce.
A planta do abrunheiro, não deve ser utilizada na sua totalidade para a preparação de infusões, uma vez que algumas são tóxicas, para o organismo humano. Para fazer chá, pode utilizar as flores e as bagas.
Propriedades medicinais
O chá de abrunheiro de flores secas e de frutos bem maduros tem várias propriedades medicinais, tais como: adstringente, laxante suave, diurético e estimulador do apetite. É portanto, bastante indicado para quem sofre de pedra nos rins, perturbações digestivas, de bexiga ou das vias urinárias. É uma infusão também indicada para quem sofre de obesidade, tosse, menstruação irregular e dolorosa ou enfermidades da pele.
Como preparar o chá de Abrunheiro
Ingredientes: 1 litro de água e 2 folhas de abrunheiro
Preparação: coloque água ao lume até levantar fervura. De seguida, acrescente duas folhas de abrunheiro e deixe ferver. Quando levantar fervura, deixe a repousar durante cerca de 10 minutos e coe. Se desejar, pode adicionar mel ou sumo de limão. Não deve consumir mais do que 2 chávenas de chá de abrunheiro, por dia.
Contraindicações
As cascas do tronco, dos ramos e da raiz do abrunheiro, não devem ser utilizadas, pois contém ácido prússico, que pode provocar envenenamento e intoxicação. É de salientar ainda que não deverá comer nem mastigar os caroços dos frutos, uma vez que estes são altamente tóxicos.