
Chá de Alcachofra
A alcachofra (Cynara scolymus) é uma planta de médio porte, oriunda da região sul do mar mediterrâneo e com inúmeros benefícios nutritivos e medicinais. Pode ser consumida, em salada crua ou cozida. O chá de folhas secas de alcachofra pode ser usado para uma cura de desintoxicação.
A alcachofra é uma planta com propriedades coleréticas, uma vez que ativa o bom funcionamento da vesícula biliar, aumenta a fluidez da bílis e consequentemente ajuda na regulação do trânsito intestinal, assim como combate a existência de cálculos da bexiga e dos vários problemas urinários.
É digestiva, pois é um dos alimentos promotores da digestão, é bastante eficaz no combate da má digestão, os enfartamentos, a existência de gases e dispepsias. É depurativa, na medida em que pode ser utilizada em casos de intoxicações crónicas do organismo por má alimentação ou pela utilização excessiva de medicamentos e álcool, em casos de diarreia, ou hemorroidas.
É laxante, na medida em que provoca contrações intestinais e é um excelente alimento, para adicionar a qualquer dieta de emagrecimento.
O chá de alcachofra está ainda indicada para combater o colesterol, os diabetes, a anemia, a hipertensão, a icterícia, o hipertireoidismo, a arteriosclerose, algumas doenças do coração, a febre, a pneumonia, a fraqueza, a hemofilia, o reumatismo, a sífilis, a urticária e a maioria das debilidades em geral.
Como fazer chá de alcachofra
Ingredientes: folhas secas de alcachofra e água.
Preparação: Coloque num recipiente água ao lume e deixe até levantar fervura, depois desligue o lume. De seguida adicione as folhas de alcachofra e deixe repousar por alguns minutos. Coe e está pronto a ser consumido. Pode ainda adicionar um pouco de mel ou açúcar, de forma a tornar o seu sabor mais agradável. O chá tem um gosto muito amargo
Se tem problemas digestivos, pode simplesmente tomar o chá após a refeição. No tratamento de desintoxicação, deve ser tomado três vezes ao dia antes das refeições principais.
Contraindicações
O uso da alcachofra é desaconselhado em pessoas com hipersensibilidade à planta, mulheres grávidas, lactantes e pessoas com obstrução do ducto biliar.