
Chá de Malvaísco
O chá de malvaísco (Althaea officinalis) também chamado de malvarisco e ainda alteia ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Utiliza-se para diferentes finalidades, consoante a parte da planta medicinal.
Assim sendo, quando prepararmos o chá com raiz de malvaísco, queremos tratar de problemas gastrointestinais, diarreia, gengivites, ou infecções leves da boca e da garganta, favorecendo a expetoração do catarro e o combate à inflamação das vias respiratórias. O efeito desta planta medicinal deve-se ao seu alto conteúdo da chamada mucilagem.
Com origem em África, o malvaísco é um arbusto com várias finalidades. Do malvaísco utilizam-se as flores, as folhas e a raiz.
O chá de malvaísco utiliza-se para acalmar a tosse seca e irritante causada pela irritação da laringe ou da traqueia. Além de tratar a inflamação da garganta pode ainda aliviar a inflamação leve do gastrointestinal.
Este chá também pode ser usado para gargarejar e enxaguar a inflamação da mucosa da boca e da garganta.
É de realçar as propriedades calmantes da raiz do malvaísco, uma vez que é ideal para dar aos bebés, na época do nascimento dos dentes, pois além de eles estarem distraídos a tentar roer a raiz, acalmam as dores do nascimento dos dentes, assim como contribuem para o desgaste da pele necessário, onde os dentes vão nascer.
Como preparar o chá de raiz de malvaísco
Ingredientes: água, raiz seca de malvaísco.
Preparar o chá, por maceração da raiz de malvaísco: a raiz triturada da planta só deve ser usada com água morna para não destruir a mucilagem. Cerca de 3 colheres de chá para um litro de água e deixar ficar pelo menos 8 horas e mexa de vez em quando. De seguida coe e aqueça para ficar ao seu gosto, mas não deve ferver.
Chá de folhas e flores
Ingredientes: água e folhas ou flores secas de malvaísco.
Preparação: coloque água a ferver e depois deite num recipiente com folhas e flores secas já cortadas aos bocadinhos. Deixe ficar em infusão durante aproximadamente 10 minutos. De seguida coe e está preparado para ser ingerido. Se pretender adoce-o com mel ou açúcar, ao seu gosto.
Contraindicações
Este chá, à semelhança de outros não deve ser tomado em excesso. Quando tomado ao mesmo tempo com outros medicamentos, pode limitar ou retardar a sua absorção.