
Chá de Sene: benefícios e contraindicações
O chá de sene (Cassia Angustifolia) é laxante e muito utilizado para o tratamento da obstipação, quando existe a dificuldade em evacuar. No entanto, apenas deve ser utilizado por um curto período de tempo, pois pode provocar efeitos indesejados.
Propriedades da planta Sene
Com origem asiática, a Sene (Cassia Angustifolia) é uma planta que hoje em dia se encontra distribuída um pouco por todo o mundo. Com um odor fraco e sabor amargo, o sene é conhecido pelas suas propriedades laxantes e purgativas que lhe conferem uma regulação eficaz do trânsito intestinal. É indicado sobretudo no tratamento da obstipação e também para quem sofre de cólicas biliares, gases, prisão de ventre, uma vez que ajuda nas evacuações.
Os antranoides ou antraquinonas, são as substâncias determinantes da eficácia das folhas de Sene, que fazem aumentar a liberação de água para o intestino. Este processo faz com que as fezes ficam mais moles e possam ser excretadas mais facilmente ao mesmo tempo que a atividade intestinal aumenta.
É de salientar as suas características para dietas de emagrecimento, uma vez que é laxante, depurativo e vermífugo. É bastante útil no combate à obesidade, uma vez que após a sua ingestão, limpa todo o intestino, não deixando nada para ser absorvido pelo seu organismo.
Como preparar o chá de Sene
Ingredientes: 2 colheres de sopa de sene, para cada litro de água.
Preparação: coloque ao lume água num recipiente até ferver, de seguida acrescente o sene e deixe ferver durante 3 a 5 minutos, após levantar fervura. Retire do lume, tampe o recipiente e deixe a descansar durante, aproximadamente dez minutos. Coe para um recipiente e está pronto a usar. Pode adicionar mel ou açúcar, para tornar o seu sabor mais agradável.
Beba o chá antes de ir para a cama. O início da ação ocorre cerca de 8 horas após a ingestão. Mas cuidado, o chá de folhas de sene não deve ser usado mais de 1 a 2 semanas.
Contraindicações
Este chá não é indicado para grávidas, uma vez que pode causar cólicas intestinais e consequentemente o aborto. Não é indicado para lactantes nem para crianças com menos de doze anos, pois pode desencadear cólicas. Se sofrer de alguma patologia, deve previamente consultar o seu médico, no entanto este chá não é aconselhado em caso de obstrução, cólicas e doenças inflamatórias intestinais, apendicite, insuficiência hepática, renal ou cardíaca e hemorroidas.
É de evidenciar que o uso continuado do chá de sene é bastante prejudicial, uma vez que pode desregular a flora intestinal. Um uso prolongado de Sene pode agravar a obstipação, além disso o corpo perde muitos sais minerais (eletrólitos), como o potássio. O aumento da perda de potássio, entre outras coisas, pode levar à fraqueza muscular e distúrbios da função cardíaca.
O chá de sene tem efeito laxante, mas deve haver cuidado com a sua ingestão, pois todos os laxantes, mesmo provenientes das plantas medicinais, devem ser usados apenas por períodos curtos de tempo. Quem sofre de obstipação com mais frequência, deve procurar o conselho de um médico.