
Chá de Urtiga: benefícios e contraindicações
A urtiga, apesar de bastante comum, é injustamente referida como erva daninha, sendo uma planta medicinal que pode tratar vários problemas de saúde. De todas as ervas medicinais, a urtiga é uma das que contém um efeito drenante mais pronunciado. Fique a saber como preparar o chá de urtiga e que benefícios lhe pode trazer.
Na medicina popular, o chá de urtiga é recomendada para a desintoxicação e purificação do organismo, ajudando assim a emagrecer, bem como a combater a fadiga, associada com a deficiência de ferro, que poderia levar a anemia. As urtigas fornecem duas a quatro vezes mais ferro que um bife e até três vezes mais ferro que o espinafre.
Benefícios do chá de urtiga
A urtiga (também chamada de ortiga) tem várias finalidades terapêuticas pois possui minerais como magnésio, potássio, cálcio, ferro e vitaminas B1, B2, B3, B5, C, K, e também proteínas. Pode ser utilizada como analgésico, anti-inflamatório e diurético e é também um fortalecedor de unhas e cabelos.
A urtiga é uma planta medicinal cientificamente provada para aliviar problemas de próstata e problemas de bexiga, como a cistite e, portanto, infecções da bexiga e do trato urinário. O efeito anti-inflamatório do chá e seu efeito drenante ajudam na medida que se produz o aumento da micção.
O chá de urtiga é ideal para aliviar reumatismo, artrite e problemas respiratórios. O reumatismo é uma doença articular muito dolorosa que causa inflamação grave, muito comum nos idosos. Mesmo que a urtiga não cure o reumatismo, mas ajuda a aliviar a inflamação dolorosa nas articulações.
Além disso as sementes de urtiga podem ser usadas como um tónico vital e contra a queda de cabelos. Aplicado no couro cabeludo, faz aumentar a circulação e um melhor fluxo de nutrientes para os folículos capilares. Mas também no resto do cabelo, o chá tem um efeito muito revigorante.
Os ingredientes do chá de urtiga podem diminuir a pressão arterial. Estes causam um relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos, o que faz descender a pressão sanguínea. Para pessoas que sofrem de pressão alta, o chá de urtiga é uma boa bebida, embora este não possa substituir a dose do medicamento.
O chá de urtiga pode ajudar a emagrecer, quando é combinado com uma dieta. O chá tem um efeito desintoxicante e diurético e além disso, estimula a digestão. O efeito mais importante que o chá tem sobre o nosso corpo é o seu efeito drenante. Isto faz eliminar o excesso de retenção de água do nosso corpo e reduz o peso corporal.
A urtiga tem também um efeito purificante do sangue, o que ajuda a remover toxinas e excesso de gordura no sangue. Assim, o chá de urtiga também promove indiretamente a queima de gordura.
O chá de urtiga pode ainda ser usado como um tónico para aplicar na cara para tratar problemas da pele com espinhas, eczema e acne.
Como fazer o chá de urtiga
Pode comprar chá de urtiga pronto em qualquer lugar na sua forma seca. Para a preparação, basta adicionar 1 colher de chá de urtiga seca à água fervida e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Quanto mais tempo deixar passar, mais forte fica o sabor e o efeito terapêutico.
Também pode fazer chá de urtiga com urtigas frescas. Use folhas jovens – caso contrário, o chá será muito amargo. Ao colher a planta, é necessário usar luvas. Para o chá devem utilizar-se apenas as folhas e raízes e não as flores. Depois de colhidas, aguarde 24h antes de as lavar e preparar.
Junte duas colheres de chá da planta e uma colher de sopa de sumo de limão a uma chávena de água fervida. Tape com um pires e deixe repousar durante sete minutos.
Se colher urtigas frescas, pode secá-las com cuidado e guardar durante 1 ano.
Como tomar
Se quiser usar a urtiga para uso terapêutico, é recomendável beber um copo 3 vezes ao dia. Para absorver melhor os ingredientes ativos, beba o chá com o estômago vazio.
Tome duas vezes ao dia para desintoxicação, uma vez por dia para fortalecimento de unhas e cabelos.
Contra indicações
O chá de urtiga não é recomendado a grávidas, pessoas com problemas cardíacos ou renais e crianças. O seu efeito diurético é tão forte que pode levar a uma maior excreção de água e causar desidratação. A perda de água pode ter consequências negativas para a mulher e para o feto. Assim, o consumo de urtiga na gravidez é geralmente desencorajado.