
Dicas para melhorar a psoríase
Autor:
Jornalista
A psoríase é uma doença de pele que se manifesta através de manchas avermelhadas com escamas e que se localizam principalmente nos cotovelos, couro cabeludo, costas, pernas, joelhos e até podem surgir na palma da mão e unhas. A psoríase precisa de tratamento médico, no entanto algumas dicas caseiras podem ajudar a aliviar os sintomas da psoríase.
Dicas para melhorar a psoríase
- Tome banhos diários, já que ajudam a remover as escamas e a aliviar a comichão. Em especial o banho com sal marinho pode aliviar a psoríase. O ideal seria nadar diretamente no mar, em casa pode adicionar sal marinho à água do banho e obtém o mesmo efeito. Ainda outras opções de banho muito recomendadas: adicionar à água do banho óleos, ou farinha de aveia ou sal do Mar Morto. Em qualquer caso permaneça pelo menos no banho durante 15 minutos.
- Evite a água quente e os sabonetes agressivos e irritantes.
- Faça lavagens diárias com chá de camomila morno.
- Seque bem a pele após o banho e hidrate-a imediatamente.
- Coloque cremes gordos ou pomadas para diminuir a comichão e descamação.
- Aloe vera pode melhorar a psoríase podendo ser usado como remedio caseiro, certifique-se que seja gel de aloé vera puro.
- Durante o tempo frio e seco, aplique um creme hidratante várias vezes por dia.
- Mantenha as unhas curtas.
- Não usar roupa de fibras sintéticas diretamente em contacto com a pele.
- Exponha-se ao sol, mas com moderação. Breves exposições ao sol pode melhorar significativamente as lesões, porém passar muito tempo ao sol pode desencadear ou agravar surtos e aumentar o risco de cancro de pele. O ideal são sessões curtas de cerca 15 minutos três ou mais vezes por semana e evitar as horas de sol direto. É importante proteger a pele saudável, com um protetor solar.
- Nos casos de psoríase do couro cabeludo, é conveniente utilizar shampoo com alcatrão de carvão.
- Evite tudo o que possa agravar a psoríase (stresse, tabaco, consumo excessivo de álcool, uso de certos medicamentos, etc.)
- Faça uma alimentação saudável, priorizando as frutas e legumes de todas as cores e grãos integrais. Os efeitos positivos dos ácidos gordos ómega 3 têm mostrado bons resultados devido aos seus efeitos anti-inflamatórios. Sendo assim consuma peixes gordos como: cavala, arenque, salmão, sardinhas, bem como os óleos de linhaça e colza que possuem efeito anti-inflamatório. Evite as carnes vermelhas, o açúcar e produtos refinados. Evite pratos muito condimentados (sal, pimenta) e experimente retirar durante algum tempo os alimentos que contenham glúten.
Ainda que estas dicas para melhorar a psoríase possam trazer algum alivio, lembre-se que é muito importante consultar um médico, que lhe informará das várias opções de tratamento.
ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.