
Remédios caseiros para as estrias
As estrias são o resultado da ruptura das fibras de colágeno, que ocorre devido às mudanças bruscas de altura e peso que pode afetar tanto mulheres como homens. É também muito frequente nas mulheres grávidas devido ao rápido crescimento do abdômen. Alguns remédios caseiros são uma alternativa eficaz para combater as estrias, ou pelo menos para atenuar este problema estético.
Estes remédios caseiros para as estrias tanto se pode usar nas estrias brancas, que são as mais antigas e que muitas vezes são mais difíceis de remover, e nas estrias vermelhas, que são as mais recentes e portanto mais fáceis de tratar.
Alguns remédios caseiros para as estrias
Mistura caseira
Misture meia chávena de de azeite, um quarto de chávena de gel de aloe vera, o líquido de seis cápsulas de vitamina E e quatro cápsulas de vitamina A no liquidificador. Misture bem e guarde no frigorifico até ficar bem frio. Aplique esta mistura nas áreas afetadas duas vezes por dia.
Óleo de gérmen de trigo
O Óleo de gérmen de trigo contém grandes quantidades de vitamina E, lecitina e ácidos gordos essenciais. Deve primeiro ser diluído com azeite ou óleo de amêndoas doces, devido ao seu cheiro forte.
Manteiga de karité
Aplicar diariamente manteiga de karité sobre as estrias ajuda a amaciar e alisar a pele. Use cremes que contenham esta substância, pelo menos, duas vezes por dia.
Manteiga de cacau
A manteiga de cacau é um remédio natural muito popular para tratar as estrias. Faça massagens duas vezes por dia nas zonas afetadas como peito, nádegas ou coxas com manteiga de cacau para reparar a pele danificada.
Remédio caseiro com manteiga de cacau:
200 g de manteiga de cacau são misturados com 25 gotas de óleo de vitamina E, 2 colheres de chá de azeite e 1 – 2 colheres de chá de cera de abelhas aquecida em banho maria. Deite o líquido num frasco de vidro e guarde no frigorifico. Use-o diariamente para tratar as estrias.
Mistura de óleos – este remédio consiste em duas partes:
Primeiro faça uma exfoliação com a seguinte mistura: misture 4 colheres de chá de açúcar com o sumo de um limão. Empape um pouco de algodão nesta mistura e aplique sobre a zona das estrias, dando massagens suaves. O limão e o açúcar, além de que contém vitamina C, vai esfoliar a pele e torná-la mais clara. Deixe por 5 minutos e enxague com água fria.
Depois da esfoliação feita, agora prepare a mistura de óleos para as estrias. Num frasco que possa guardar misture “a olho” um pouco de cada dos seguintes óleos: azeite extra virgem, óleo de jojoba, óleo de amêndoas, óleo de rosa mosqueta e óleo de vitamina E. Aplique um pouco desta mistura todos os dias, sobre a área afetada e deixe atuar sem remover o excesso.
Contudo deve saber que estes remédios caseiros para estrias exigem uma aplicação constante a longo prazo para se poder ver os benefícios. Seja consistente e faça o tratamento todos os dias, porque os milagres não existem.
Outra medida que pode ajudar são os chuveiros de contraste, que devem sempre terminar em frio, pois fazem aumentar o fluxo sanguíneo na zona, o que ajuda, não só a combater a fadiga e problemas circulatórios, mas também faz bem à pele. Em seguida, imediatamente após o banho, é o momento ideal para fazer massagens com óleos e cremes ricos em vitaminas, a pele ganha elasticidade adicional e evita ficar ressequida.
Alimentação correta com vitamina K
Certifique-se de ter uma alimentação abundante em vitaminas A, E, C, e, em particular, a vitamina K que se encontra nos legumes de folha verde, tomate, fígado, produtos lácteos. Esta vitamina tem muitas vantagens no tratamento de estrias. Pode também aplicar algum creme que contenha vitamina K nas estrias duas vezes por dia. Além disso deve beber cerca de oito copos de água por dia, de modo a hidratar a pele a partir de dentro, isso evita que a pele fique seca, mantendo a sua elasticidade e diminuindo as probabilidades de desenvolver novas estrias.