
Receitas caseiras para tratar a diarreia
Qualquer que seja o remédio caseiro para tratar a diarreia, devemos antes saber que a diarreia é geralmente causada por vírus e bactérias, e em termos médicos é conhecida como gastroenterite. Os sintomas típicos desta infecção são náuseas, vómitos e diarreia, podendo ir acompanhada também de dores na barriga, dor de cabeça e mal estar geral.
Em pessoas saudáveis, o tratamento médico é raramente necessário, porque geralmente a gastroenterite desaparece depois de alguns dias por si só. No entanto, as crianças e pessoas idosas devem ter mais cuidados, os sintomas são mais fortes e podem resultar em desidratação, com necessidade de atendimento médico. Em seguida alguns remédios caseiros para tratar a diarreia.
Remédios caseiros para a diarreia
Uma das primeiras medidas para tratar a diarreia é tomar líquidos em abundância, já que o corpo perde muito líquido e também perde minerais. Para compensar isto, é necessário beber vários litros de água ou chá de ervas.
A ingestão adequada de líquidos desempenha um papel importante no tratamento da gastrointeirite, sobretudo quando esta coincide com diarreia e vómitos ao mesmo tempo, porque se produz uma grande perda de líquidos e minerais como o sódio e potássio, pelo que é fundamental compensar essa perda com a ingestão de líquidos para evitar a desidratação.
Reposição de líquidos perdidos
Além dos remédios caseiros para o tratamento da diarreia, e sobretudo se esta vai acompamhada também com vómitos, a ingestão de líquidos deve ser feita em pequenos golos, depois ir aumentando a quantidade de líquido a ingerir até o organismo tolerar. No caso de vomitar repetir o processo novamente.
Bicarbonato com limão para a diarreia – Soro oral caseiro
O bicarbonato ajuda a tratar a diarreia, para tal o soro oral caseiro deve ser feito com as quantidades exatas dos ingredientes que a receita exige:
- água
- açúcar
- sal
- bicarbonato de sódio
- limão
Ferver um litro de água e deixar arrefecer, juntar o sumo de 1 limão, 2 colheres de sopa rasas de açúcar, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e outra de sal.
Além de tratar a diarreia, este tipo de limonada caseira evita a desidratação. O soro caseiro é um excelente remédio caseiro para a diarreia, cuja finalidade é repor os líquidos e eletrólitos que o organismo perdeu através da diarreia e vómitos, por isso adicionar mais açúcar para melhorar o gosto ou mais sal pode causar um efeito de desidratação em vez de hidratação.
Cura de argila para tratar a diarreia
Um antigo remédio para tratar a diarreia é tomar argila, já que esta tem a capacidade de absorver as toxinas, nomeadamente vírus e bactérias do intestino, sendo depois eliminados. Promove ainda a saúde e a rápida recuperação do intestino e também ajuda a reduzir a perda de líquidos.
A melhor argila, para o tratamento caseiro da diarreia, é a argila branca. Deitar duas colheres de chá de argila em meio litro de água ou chá. Beber o líquido em seguida, em pequenos goles.
Caldos de legumes
A importância de beber quando se tem diarreia deve ser aumentada, por isso os caldos são uma boa opção, que à semelhança da água e chá de ervas, aportam muito líquido ao organismo e fornecem potássio.
Fazer um caldo de legumes (sem cubos de caldo industriais) com vários vegetais como, cenoura, aipo, ervas, depois deixar ferver durante 1 hora e beber o caldo. Se ainda não pode comer alimentos sólidos, remova os legumes após a cozedura e beba o liquido que ficou.
Água de arroz para a diarreia
Um remédio bastante popular é a chamada água de arroz, cuja função é a re-hidratação oral para repor os líquidos perdidos, em caso de diarreia. Além disso, favorece a absorção de sódio e água.
A preparação deste remédio caseiro para a diarreia é simples, para uma medida de arroz acrescentar oito partes de água e um pouco de sal, não adicionar manteiga ou outra gordura. Tapar a panela e quando levantar fervura reduzir o fogo ao mínimo e cozinhar durante duas horas. Após este tempo, deixar arrefecer e passar por um coador ou pano fino. O resultado é a “água de arroz”, um líquido leitoso e um pouco espesso.
Chá preto e água chalada
O chá preto ao ser muito adstringente, além de rico em taninos tem a capacidade de aliviar os sintomas da diarreia. Por este motivo, o consumo de chá preto para a diarreia pode ser muito benéfico. Basta tomar três ou quatro chávenas de chá preto por dia.
Para preparar este remédio caseiro para a diarreia, as ervas devem ficar em repouso na água por 15 minutos, de modo a libertar uma grande quantidade de taninos (se possível beber sem açúcar para potenciar o efeito adstringente).
A preparação da água chalada, que é mais adequada para as crianças: fazer uma chávena de chá preto forte e depois retirar uma chávena deste chá. Juntar água fervida até obter um litro. Acrescentar quatro colheres de sopa rasas de açúcar. No entanto, dar à noite chá preto às crianças pode impedir o sono, porque o chá preto tem cafeína, uma substância estimulante.
Pectina da maçã
A pectina contida na maçã ajuda a expulsar ao exterior as bactérias e toxinas que se formaram no intestino. Para tal, a maçã dever ser ralada, porque assim fica mais fácil de ser digerida e a pectina será absorvida mais facilmente. Uma vez no intestino esta fixa as toxinas, que depois serão eliminadas.
Mirtilos secos contra a diarreia
O mirtilo atua contra a diarreia impedindo que as bactérias se fixem nas mucosas do estômago e intestino. Como remédio caseiro para a diarreia, é bebido em forma de chá. Deitar duas a três colheres de sopa de mirtilos secos num litro de água fria e levar ao fogo até levantar fervura, deve cozer durante 10 minutos.
Esperar a que arrefeça e coar. Beber várias vezes ao dia uma chávena deste chá. Pode ajudar tanto a crianças como a adultos a curar a diarreia. Atenção: os mirtilos frescos têm um efeito laxante. O chá deve ser feito somente com mirtilos secos.
Caldo de cenoura
Cozer em 1 litro de água 500 gramas de cenouras descascadas e cortadas em pedaços, durante uma hora. Depois reduzir tudo a puré. Adicionar mais 1 litro de água fervida e meia colher de sopa de sal. Beber várias vezes ao dia pequenas quantidades deste caldo.
Como alimentar-se após a diarreia
Normalmente após os vómitos e a diarreia o corpo pode novamente, mas com cuidado, receber alguns alimentos sólidos. Não começar a comer de tudo, mas sim pouco a pouco em pequenas quantidades e ver como o corpo reage à comida. As sopas tipo caldo são muito recomendadas.
Embora estes remédios caseiros para a diarreia possam ajudar na maior parte das pessoas, mas no caso de a diarreia durar mais de 14 dias ou volta de novo, pode a pessoa estar a sofrer de diarreia crónica. Neste caso, deve consultar o médico, porque a diarreia crónica pode indicar um sintoma de outro problema de saúde.