
Remédios caseiros para a dor de garganta
Existem muitos remédios caseiros para a dor de garganta, que podem ajudar a aliviar ou até curar a dor. Sentir dor de garganta, é como ter a sensação de que temos qualquer coisa a arranhar na garganta. É incómodo e dói ao engolir.
As infecções são a causa mais frequente podendo manifestar-se em forma de amigdalites, laringites, faringites, além disso, a dor da garganta pode ir acompanhada de rouquidão, febre alta e tosse, neste caso deve consultar o médico.
Vários remédios caseiros para a dor de garganta
O uso de remédios caseiros para a dor de garganta e constipações têm uma longa tradição e podem ser preparados e aplicados de forma eficaz em casa, estes remédios podem aliviar os sintomas e contribuir para o bem-estar geral.
No entanto, se os sintomas persistirem por mais de três a cinco dias e ao mesmo tempo acompanhados de febre, deve consultar um médico. Uma das coisas mais importantes para o tratamento das dores de garganta é beber muito. O chá quente é a primeira ajuda como remédio caseiro no tratamento da inflamação da garganta.
Chá para a dor de garganta
É fundamental beber muita água e chás para manter a humidade das mucosas. Prepare o seguinte chá de especiarias (cardamomo, gengibre e cravo).
Vai precisar de:
- 1 litro de água
- 40 g de gengibre fresco
- 1 pau de Canela
- 1/4 colher de chá de cardamomo verde (cápsulas)
Descasque o gengibre e corte em cubos pequenos ou rale-o no ralador. Parta o pau de canela em bocadinhos com a ajuda de um objeto duro. Faça o mesmo com as sementes de cardamomo, abra primeiro a cápsula retire as sementes e esmague-as no almofariz. Coloque todos os ingredientes num bule para chá. Ferva 1 litro de água e quando levantar fervura deite imediatamente sobre as especiarias, tape e deixe em infusão durante 15 minutos. Coe e adoce, preferentemente com mel, e beba esta chá para a dor de garganta várias vezes ao dia.
Chá de sálvia
As propriedades medicinais da sálvia ajudam a combater o crescimento de bactérias, desinfetam e acalmam a garganta inflamada. Deite 1 colher de sopa de folhas de sálvia numa chávena e junte água quente, tape e deixe reposar dez minutos. Coe e beba 2 a 3 chávenas deste chá por dia.
O chá de tomilho e o chá de flores de malva, devido às suas propriedades terapêuticas, acalmam a garganta inflamada, graças sobretudo às mucilagens, que exercem um efeito anti-inflamatório e calmante.
Cebola para dor de garganta
Outro remédio caseiro para a dor de garganta é a cebola, sendo assim, cortar uma cebola crua em rodelas e colocá-las sobre um pano de algodão fino, dobre o pano com a cebola até formar uma banda e depois enrole-a à volta do pescoço, deixe atuar durante uma ou duas horas.
Outra forma de utilizar a cebola como remédio para a dor de garganta é espremer o sumo de uma cebola fresca na liquidificadora e adoçar com bastante mel, para disfarçar o sabor forte, e beber.
Os problemas de garganta, são muitos comuns nas estações do ano mais frias e húmidas, mas o ar condicionado, muito utilizado no verão, é também um dos principais causadores da dor de garganta dos meses mais quentes do ano, por isso convém saber como tratar a dor de garganta no verão.
Gargarejos para curar a dor de garganta
Fazer gargarejos com chá de sálvia, chá de camomila, ou água salgada morna também ajudam contra a dor de garganta. O gargarejo com água salgada ajuda a limpar a faringe de bactérias e reduz a inflamação. Junte 1 colher de chá de sal marinho a 1 copo de água morna, mexa e faça gargarejos de 3 a 4 vezes por dia.
O vinagre é um excelente remédio caseiro para a dor de garganta, já que tem um efeito expectorante e antiinflamatório, que podem aliviar os sintomas. Para fazer um gargarejo com vinagre de maçã, este deve estar morno e diluído com um pouco de água. Faça gargarejos várias vezes ao dia.
Além disso, o vinagre misturado com o mel de abelhas é um ótimo remédio caseiro para a garganta inflamada, dado que o seu efeito antiinflamatório reduz o inchaço e a dor. Sendo assim, deite num copo duas colheres de chá de vinagre de maçã e uma colher de chá de mel, junte água morna e misture bem. Beba todas as manhãs em pequenos goles.
Fazer gargarejos com sumo de limão ajuda a aliviar as dores de garganta, para tal basta diluir o sumo de 1 limão com um pouco de água morna.
Limão para tratar a dor de garganta
O limão é também um excelente remédio caseiro para tratar a dor de garganta e constipações, já que contem grandes quantidades de vitamina C, e devido ao seu efeito antibacteriano pode ajudar nas dores de garganta causadas por bactérias, como amigdalite. Mas também é recomendável tomar para prevenir o seu aparecimento. Especialmente no inverno, um chá quente de limão vai ajudar a trazer alívio.
Esprema o sumo de 1 limão e junte água quente, mas a água não deve ferver para não destruir a vitamina C, já que a vitamina C é muito sensível ao calor. Adoçar a bebida de limão quente com um pouco de mel em vez de açúcar, porque o mel tem propriedades benéficas que ajudam no tratamento caseiro das dores de garganta.
Envoltura de batata para garganta
As batatas também podem ajudar a aliviar a dor de garganta quando usadas como envoltório no pescoço. Como a batata tem a capacidade de armazenar calor, é ideal para colocar à volta do pescoço de modo a ir libertando lentamente esse calor no organismo. Cozinhe as batatas, coloque-as sobre um pano de cozinha e esmague-as com um garfo, depois enrole o pano de modo a formar uma banda. Depois de verificar que a temperatura não está muito quente, envolva o pescoço com a banda e prenda-o com uma toalha das mãos. Deixe atuar cerca de 15 – 20 minutos antes de retirar.
É bom saber: se tem amigdalite em vez de calor, algo que seja mais refrescante é mais agradável. Pode usar uma envoltura de queijo fresco ou quark em vez de batatas.
Dicas para prevenir a dor de garganta
- Use cachecol para manter sempre o pescoço quente. O ar frio piora as dores de garganta
- Beba um copo de leite quente com mel, para manter o corpo e o pescoço quentes
- Use meias de lã. Tenha cuidado também com os pés, deve mantê-los quentes, porque o calor é importante para ativar a circulação do sangue e o sistema imunológico
- Beber muitos líquidos. O aumento da ingestão de líquidos ajuda a libertar o corpo das bactérias mais rápido. Chás e água abundantes são as melhores opções. Outra sugestão: beba caldos de alho francês ou cebola
- Falar muito, gritar, cantar pode agravar a dor de garganta, evite usar a voz e fique em silêncio a maior parte do tempo
Além dos acima descritos remédios caseiros para tratar a dor de garganta, deve evitar alguns hábitos nocivos, como fumar, devendo aproveitar para descansar muito, de modo a curar-se mais rapidamente. E não se esqueça de ir ao médico se os sintomas não diminuem após três a quatro dias, sobretudo se houver febre alta e bastante inflamação da garganta.