
Remédios caseiros para tratar a flatulência
Muitos remédios caseiros podem ajudar a tratar a flatulência e quando bem combinados com uma alimentação que exclua certos alimentos que favorecem a flatulência, os resultados serão muito melhores. No final do artigo encontra os alimentos que deve evitar.
A flatulência é uma sensação desagradável e por vezes dolorosa. Os sintomas são o aumento do volume da barriga devido aos inchaços provocados pela acumulação de gases no intestino, que têm normalmente a sua origem na fermentação dos açucares durante o processo digestivo, mas também devido à ingestão de ar (aerofagia), muito comum nas pessoas que comem depressa e de boca aberta, ou à falta de atividade física e aos maus hábitos alimentares.
Remédio caseiro para a flatulência
Aqui apresentamos um grande número de remédios para prevenir e a aliviar este mal-estar, os melhores chás para a flatulência, graças às suas propriedades medicinais, podem trazer alívio imediato, sendo excelentes aliados para combater este mal-estar.
Tintura de alho-dos-ursos
Recolha durante a primavera folhas de alho-dos-ursos (nome cientifico: allium ursinum) fresco, também conhecido como alho silvestre (é uma planta com o cheiro do alho). Para este remédio caseiro deve ser usada a planta fresca e não a seca, já que, não teria a mesma eficacia. Corte as folhas de alho-dos-ursos em pedacinhos finos e introduza-os dentro de um frasco de vidro transparente e acabe de encher com aguardente pura. Tape com película aderente.
Deixar em maceração, durante três semanas num lugar quente ou soleado (próximo do parapeito de uma janela, para receber o sol ou outra fonte de calor). Finalizado o tempo de maceração, coe para dentro de um frasco conta gotas escuro, mantende-o fechado e protegido da luz. Depois de uma refeição pesada beba 20 gotas com um pouco de água. Ajuda à digestão e as dores do estômago e potencia uma flora intestinal saudável. É também muito útil para purificar o sangue e potenciar a circulação.
Alho e leite
Esmague um dente de alho num 1/4 de litro de leite quente, adoce com mel e beba em seguida (só para pessoas que tolerem bem o leite). Atenção: as pessoas que suspeitam que o seu problema de flatulência possa estar causada pelos lacticínios devem evitar este remédio.
Vinagre de maçã
Junte duas colheres de chá de vinagre de maçã, num copo de água morna, adicione uma colher de chá de mel, mexa bem e beba depois de comer. A acidez do vinagre de maçã promove a digestão e a secreção de sucos digestivos, resultando num alívio significativo do inchaço.
Vinho de alecrim
Outro remédio caseiro muito usado é o vinho de alecrim. Deite um raminho de alecrim numa garrafa transparente e encha com vinho branco seco. Feche o frasco e deixe três semanas em maceração, num lugar quente. Finalizado este tempo, transfira o líquido para um frasco escuro e mantenha-o num local frio. Beba a quantidade de um cálice de licor, e se necessário, uma dose dupla. Este remédio é muito eficaz em casos de flatulência.
Chá para a flatulência
O chá funcho é um dos chás mais indicados para promover o bom funcionamento dos intestinos, muito usado no tratamento dos gases ou flatulências. As suas substâncias curativas ajudam a aliviar problemas de estômago causados por uma má digestão, reduzindo o inchaço da barriga.
Outro chá para a flatulência muito recomendado são as sementes de erva-doce, conhecido também como chá de anis, que ajuda a relaxar os músculos dos intestinos e permite libertar os gases que se formaram, trazendo alivio imediato.
Óleo de hortelã-pimenta
Os óleos essencias têm muitos benefícios, por isso são utilizados no tratamento de muitas doenças, como a formação de gases no estômago. Misture duas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta em meia chávena de água fria e beba duas vezes por dia.
Argila mineral
A argila mineral não só absorve o excesso de ar que se forma no intestino, mas também as toxinas que podem favorecer a formação de gás. Tome 30 a 60 minutos antes das refeições, 1-2 colheres de chá de argila diluída num copo de água fria, a fim de evitar a formação de gases e a distensão abdominal antes mesmo de começar o incomodo.
Gengibre
O gengibre é ótimo para o tratamento natural da flatulência. Para evitar o inchaço provocado pelos gases, deve beber chá de gengibre e comer raiz de gengibre fresco. Comece a adicionar pequenas quantidades de gengibre (fresco ou seco) na sua alimentação. Pode também, tomar uma colher de chá de gengibre fresco ralado antes das refeições.
Licor de Angélica – remédio caseiro digestivo
O licor de Angélica é um ótimo remédio natural para tratar a flatulência e as digestões pesadas, no entanto, não é adequado para pessoas que devem evitar o álcool. Para fazer o licor de Angélica esmague 60 g de sementes de Angelica, 8 g de sementes de Anis e 8 g de sementes de Funcho e 6 g de sementes de coentro, tudo junto até ficar num pó fino. Coloque num frasco de vidro as sementes esmagadas e adicione 220 ml de conhaque ou aguardente, deixe em maceração durante oito dias.
Passado este tempo junte ao preparado um litro de água e 500 g de frutose. Deve ficar em maceração mais um dia. Coe o líquido através de um pano ou coador de malha fina. Guarde numa garrafa escura bem tampada, num lugar seco protegido da luz. Tome uma colher de sopa depois das refeições.
De modo a melhorar a digestão e aliviar as dores de estômago o elixir sueco é um remédio natural para o tratamento da flatulência e ainda na prisão de ventre. Deve tomar 2 colheres de chá deste elixir de manhã e à noite antes das refeições.
Como evitar a flatulência
As mudanças na alimentação é o priemiro que deve ser feito para evitar a flatulência. Evite alimentos fritos e açucarados, pois são contraindicados para estômagos sensíveis. Observe, por si mesmo, se depois de comer algum alimento em concreto, como certos cereais ou produtos lácteos ou frutas, nota que fica com a barriga inchada, isso pode indicar alguma intolerância alimentar.
Alimentos que podem provocar gases
Há alimentos, que embora sejam saudáveis, podem provocar gases como o feijão, a cebola, o alho-francês, as couves como o repolho, algumas frutas como as maçãs, ameixas, cerejas, etc., que convém evitar. É também importante, se nota que tem um estômago com tendência à flatulência, evitar certas combinações de alimentos. Evite combinar os alimentos referidos na mesma refeição, ou até no mesmo dia. A fruta comida depois da refeição, como sobremesa, pode levar à fermentação dos seus açucares, o que pode originar gases no processo digestivo.
Use e abuse das especiarias
Experimente condimentar os alimentos acima mencionados, que podem provocar-lhe gases, com especiarias como cominhos, erva-doce, anis, coentros…. e depois de cozer as leguminosas secas (feijão, grão de bico, lentilhas…) deite fora a água onde as cozeu, porque contêm as substâncias que causam flatulência.
A combinação de um tratamento natural para a flatulência, com algum dos remédios acima indicados, e o cuidado numa alimentação que evite os alimentos que provoquem gases, podem ser medidas mais que sufecientes para aliviar este mal-estar.