
Remédios naturais contra a prisão de ventre (obstipação)
Algumas pessoas recorrem ao uso de laxantes para resolver este problema, mas antes, porque não experimentar alguns remédios naturais para a prisão de ventre. A obstipação, popularmente conhecida como prisão de ventre é um problema digestivo muito comum nos países ocidentais devido à alimentação com poucos produtos frescos e pobre em fibra.
Quem sofre de prisão de ventre, o uso de remédios naturais em conjunto com algumas alterações na dieta e a prática de alguma atividade física, são, muitas vezes, medidas suficientes para combater este problema, em vez de de recorrer a produtos laxantes.
Remédios naturais para a prisão de ventre
A maioria dos medicamentos laxantes que se compra nas farmácias podem acarretar danos no intestino e torná-lo mais lento, porque o intestino habitua-se e pode ficar dependente destes medicamentos. No entanto, os remédios naturais para tratar a prisão de ventre ajudam e são saudáveis, sem criar dependência ou efeitos prejudiciais. Não só ajudam a fazer trabalhar o intestino, mas ainda a desintoxicar o corpo.
Água morna para a prisão de ventre – beba um copo de água morna com mel antes do pequeno almoço. O mel tem um efeito ligeiramente laxante. A água quando é bebida com o estômago vazio, estimula o funcionamento do intestino.
Ameixas ou figos secos – na noite anterior mergulhe 5 ameixas ou 5 figos secos num copo de água morna. Cubra o copo e deixe repousar durante toda a noite a temperatura ambiente. Na manhã seguinte em jejum, coma os figos ou as ameixas e beba a água onde as ameixas estiveram demolhadas.
Psyllium – as sementes desta planta medicinal contêm mucilagens que estimulam o intestino, sendo um bom remédio natural para a prisão de ventre. Deite uma colher de chá de sementes de psyllium (encontra na farmácia ou loja de produtos naturais) numa chávena de água quente. Deixe repousar 2 horas, em seguida, adicione um pouco de mel e limão e coma. É muito importante para a ingestão de qualquer tipo de fibra, beber muito, caso contrário, a fibra vai ter o efeito oposto, criar obstipação.
Chá de sálvia – beba durante algum tempo, todos os dias 1/2 litro de chá de sálvia. Para prepará-lo, deite 1/2 litro de água fria numa panela e leve ao fogo, adicione 1 colher de sopa de folhas secas de salvia. Quando levantar fervura deixe ferver durante 3 minutos. Beba este chá para a prisão de ventre 3 vezes ao longo do dia.
Chá mate – este é o chá das folhas da árvore Mate da América do sul. Ferva uma chávena de água e junte 2 colheres de chá de folhas de mate. Tape e deixe em infusão não mais de 3 minutos. Tome 3 chávenas por dia.
Linhaça – a linhaça é um remédio natural para a prisão de ventre. As sementes de linho são ricas em mucilagens e fibra solúvel, sendo por isso laxantes. Deite uma colher de sopa de sementes de linho em 1/4 litro de água morna e deixe de remolho durante toda a noite. Na manhã seguinte em jejum, coma as sementes de linhaça e beba a água.
Kefir – graças às suas substâncias amargas, o kefir ajuda a combater a obstipação. Os componentes amargos estimulam os sucos digestivos da boca, estômago e pâncreas, fazendo acelerar os movimentos intestinais. Como o kefir só começa a fazer efeito passado meia hora, é aconselhável tomar kefir antes da refeição para ajudar a digestão. Encontra Kefir nas lojas de produtos naturais e em supermercados.
Gengibre fresco – é um antigo remédio natural para a prisão de ventre. Esta raiz é um excelente remédio para eliminar o inchaço e a flatulência. Também ajuda a estimular o metabolismo e, portanto, ajuda a reduzir o excesso de peso.
Massagem para combater a prisão de ventre – logo de manhã faça massagens em movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relógio, têm um efeito favorável sobre a digestão.
Iogurte probiótico – coma logo de manhã, ainda com o estômago vazio 1 iogurte probiótico (iogurtes com Lactobacillus acidophilus e Bifidobactérais bifidus) misturado com 1 colher de sopa de farelo de trigo.
Azeite – tome, ainda em jejum, 1 colher de sopa de azeite extra-virgem, é um excelente remédio para a prisão de ventre e além disso, muito saudável.
Chucrute – beba várias vezes ao dia um copo de sumo de chucrute ou mastigue 3 vezes ao dia 1 colher de sopa de chucrute cru.
Água para a prisão de ventre– na noite anterior antes de ir para a cama encha um copo com 1/4 litro de água da torneira ou água mineral, tape e deixe repousar a temperatura ambiente. Na manhã seguinte, ao acordar, beba a água (que repousou) imediatamente, ainda com o estômago vazio.
Borracha de água quente – coloque várias vezes ao longo do dia, uma borracha de água quente no barriga.
Combater a prisão de ventre com movimento e desporto
O homem está feito para mover-se. O movimento é vida. Mas na era do computador como sucede nos dias de hoje, muitas pessoas passam oito a doze horas por dia à frente do PC. O trabalho sedentário promove a obstipação e torna o intestino preguiçoso. Combata esta tendência com a prática de alguma atividade física: ciclismo, natação, caminhar, por exemplo, não custa muito e além disso mantém a forma e contribui para o bem-estar.
Uma dieta desequilibrada, o stress as pressas podem alterar o ritmo intestinal, dificultando a necessidade de evacuar, o que leva a provocar gases, barriga inchada e mal estar geral. Alimentos ricos em fibras e beber muita água, uns 8 copos por dia, são medidas que não devem faltar. Estes remédios naturais para tratar a prisão de ventre, podem não surtir efeito no caso de uma obstipação que teima em persistir, neste caso deve ter acompanhamento médico.