
Remédios naturais para tratar a azia
A azia, conhecida como refluxo gástrico, ocorre quando os ácidos do estômago sobem ao esófago (o tubo que trasporta a comida ao estômago), provocando desconforto que é sentida em forma de dor e queimadura. Recorrer a alguns remédios naturais para tratar a azia pode ser uma medida suficiente, para tratar este mal estar.
É comum usar antiácidos da farmácia para tratar a azia, mas embora possam ajudar a aliviar os sintomas, também fazem com que o estômago produza mais ácido, ou seja, melhoram e pioram ao mesmo tempo. Para aliviar o mal-estar de forma imediata, comece a adquirir novos hábitos alimentares e use estes remédios caseiros para prevenir e tratar este problema de forma natural.
Sete remédios naturais para tratar a azia
A azia, como já dissemos, é causada pelo excesso de ácido gástrico e refluxo, não sendo necessário utilizar medicamentos no seu tratamento, pois existem muitos remédios caseiros para a azia, que podem aliviar o desconforto do estômago. Muitos deles encontram-se na sua cozinha, bem como algumas plantas medicinais, que podem ser aplicados para curar de forma rápida a azia.
Vinagre de maçã
Um tratamento caseiro rápido para melhorar a azia, é tomar uma colher de sopa de vinagre de maçã diluído num pouco de água. Não só vai aliviar o desconforto do estômago como também favorecer a digestão.
Remédio caseiro para azia e refluxo – bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é um remédio maravilhoso para quase tudo, é a forma mais natural e rápida para aliviar o ardor do refluxo ácido, pois neutraliza o excesso de ácido do estômago, impedindo assim, a azia sentida depois de uma comida pesada com excesso de gorduras e doces.
Para preparar este remédio caseiro para a azia, misture uma colher de sopa diluída num pouco de água, e tome logo antes de começar a fazer borbulhas. Apesar de ser uma solução rápida e eficiente usada em caso de emergência, quando a dor é insuportável, não deve abusar deste remédio. Se tem a pressão arterial elevada é melhor primeiro falar com o seu médico.
Sumo de Aloé vera
O sumo de Aloé Vera é outro remédio natural para tratar o refluxo, para além de ser muito usado para tratar dores de estômago, diarreia, inflamação e melhorar a digestão. Beba meia chávena de Aloé vera antes das refeições.
Chá de Camomila para a azia
O chá de camomila é bastante bom para o estômago, é bem conhecida a eficácia da camomila para aliviar as dores de estômago, devido ao seu efeito calmante, sendo muito usada como remédio caseiro para a azia. Tome um chá de camomila, especialmente antes de ir para a cama, pois além de neutralizar o ácido do estômago ajuda a dormir.
Não só o chá de camomila trata a azia. Um infusão de erva-cidreira (Melissa officialis) pode ser tranquilizante. O chá deve ser bebido à noite antes de ir dormir ou em caso de desconforto no estômago.
Gengibre fresco
Desde a antiguidade que a raiz do gengibre tem sido tradicionalmente usada para tratar problemas estomacais. Por isso o chá de gengibre é também utilizado no tratamento caseiro para aliviar a azia, pois neutraliza a acidez gástrica.
Adicione duas ou três rodelas de gengibre fresco picado a uma panela com duas chávenas de água, tape e deixe ferver durante 15 a 20 minutos. Depois coe e beba 20 minutos antes da refeição.
Olmo vermelho para o estômago
O Olmo (ulmus rubra) faz aumentar a secreção da mucosa que protege o estômago do excesso de acidez, o que ajuda a aliviar o ardor e a dor de estômago, próprios da azia. Prepare um chá de olmo: leve a ferver 2 chávenas de água e adicione 4 g de pó de casca de olmo (cerca de 2 colheres de sopa), abafe por 3-5 minutos. Tome 3 vezes ao dia.
A casca do olmo vermelho está também disponível em pó. Para preparar um chá de olmo em pó, deite cerca de 1 a 1,5 colheres de sopa do pó numa chávena e junte água a ferver. Deixe repousar 5 minutos. Beba o chá até 3 vezes ao dia para melhores resultados.
Sumo de batata crua
O sumo de batata crua é um remédio caseiro que pode ajudar a aliviar a azia, pois combate o excesso de ácido do estômago. Para fazer o sumo de batata utilize batatas cruas e em bom estado, certifique-se que não contenham partes esverdeadas ou em germinação, já que poderiam provocar intoxicações. Beba 150 mililitros de sumo de batata em pequenos goles antes das refeições.
Como evitar a azia
A azia também pode ser consequência do tipo de alimentação, já que existem alimentos que podem provocar a produção excessiva de ácido gástrico, são eles o café, o chá preto, os refrigerantes, o chocolate, alimentos gordurosos e picantes, frituras, frutas cítricas (laranja e limão)… todos estes alimentos podem gerar dores de estômago e azia. Evitar também fazer refeições muito pesadas sobretudo à noite. Fumar é outro mau hábito que piora a azia.
Procure dormir com a cabeceira um pouco mais elevada, sendo conveniente colocar mais do que uma almofada de modo a impedir a subida do ácido do estômago durante a noite.
Embora estes remédios naturais possam servir para aliviar a azia, normalmente sentida depois das refeições, contudo, se os sintomas persistirem, deve consultar um médico para evitar outros problemas do aparelho digestivo.