
Chás para acalmar os nervos
O stress e a ansiedade próprios do dia-a-dia atarefado, muitas vezes causam nervosismo e problemas de sono. Certas plantas com propriedades calmantes podem ajudar a acalmar os nervos, dormir melhor e equilibrar o estado de ânimo e a saúde.
As plantas mais importantes para aclamar os nervos são a valeriana, erva-cidreira (melissa), passiflora e a erva de São João (hipericão).
Estes chás para acalmar os nervos, ajudarão a dormir melhor e a elevar o estado de ânimo, que se repercutirá positivamente na saúde fazendo o stress desaparecer.
Os principais chás para acalmar os nervos
Chá de Melissa (erva-cidreira): junte 1 colher de chá de erva-cidreira a 1 chávena de água fervida e deixe descansar por 8 minutos. Coe e beba com um pouco de mel.
Chá de Valeriana: junte 1 colher de chá de raízes de valeriana numa chávena de água fria, deixe repousar durante toda a noite. Coe, aqueça e beba. Para prepará-lo mais rápido, faça uma infusão quente. Para o efeito, deite 2 colheres de chá de raiz de valeriana em meio litro de água quente, de preferência fervendo. Tape e deixe repousar 10 minutos.
Erva de São João: junte 2 colheres de chá de erva de São João numa chávena de água quente, deixe repousar tapado por 10 minutos. Depois, coar e beber 2 a 3 chávenas por dia .
Lúpulo: deite 1 colher de sopa de Lúpulo num quarto de litro de água a ferver. Deixe repousar por 10 minutos. Beber uma chávena à noite. Se necessário, durante o dia como um sedativo (até três chávenas).
Chá de camomila: prepare um chá de camomila e misture 2 colheres de chá de mel.
Mistura de ervas: esta mistura de chá relaxa, acalma e ajuda a adormecer. Deve ser bebido à noite, meia hora antes de dormir ou se está muito ansioso e quer relaxar.
Ingredientes:
- erva-cidreira
- lúpulo
- raiz de valeriana
Misture os 3 ingrediente em partes e iguais. Prepare o chá com uma colher da mistura de plantas por chávena. Deixe o chá em infusão por 10-15 minutos. Coe e beba três chávenas de chá por dia.
Se está a tomar medicação de forma regular (para tratamento de determinadas doenças crónicas), deve consultar com seu médico antes de usar estas plantas, a fim de evitar interações indesejáveis. O mesmo se aplica às mulheres grávidas e lactantes.