
Plantas para acalmar os nervos
O stress é um problema provocado por situações e circunstâncias vividas no nosso quotidiano que debilitam a saúde, causando exaustão, problemas de sono, ansiedade e estados depressivos. Nesse sentido as plantas para acalmar os nervos, têm efeitos medicinais que não só ajudam a relaxar, mas também, a fortalecer os nervos, constituindo um grande apoio para afrontar melhor o stress no dia-a-dia.
O recurso a estas plantas é a solução natural para acalmar os nervos sem os inconvenientes das substâncias sintéticas dos medicamentos. A combinação de diferentes plantas aumenta o seu efeito sedativo.
Valeriana
A Valeriana, graças ao seu efeito relaxante contribui ao bem-estar físico e psico do corpo. A Valeriana promove o sono, sem provocar sensação de cansaço ao longo do dia, o que é particularmente adequado para manter a forma e a atenção no trabalho.
Na fabricação de medicamentos usa-se principalmente a raiz da valeriana, estando disponivel em forma de chás, comprimidos e preparados para o banho – muitas vezes combinadas com erva-cidreira, lúpulo e passiflora. O efeito calmante que começa a notar-se geralmente após várias semanas de tratamento, deve-se presumivelmente, a alguns fitoquímicos (lignanas), óleos essenciais e alcalóides.
Lúpulo
O lúpulo, conhecido por entrar no fabrico da cerveja, a nível medicinal tem propriedades sedativas que lhe confere um efeito calmante, sendo por isso adequado para tratar problemas de sono e ansiedade. O lúpulo é utilizado principalmente em preparados para o banho e chás em combinação com a valeriana, erva-cidreira e erva de São João
Erva de São João
A Erva de São João, também conhecida como hipericão pode ajudar a subir o ânimo em estados depressivos leves e ansiedade. As substâncias ativas responsáveis por esse efeito são as: hiperforina, flavonas e xantonas. A erva tanto pode ser utilizada de forma única ou em combinação com outros extractos. Atenção: esta erva pode provocar interações com outros medicamentosas, por isso, não use sem antes consultar o médico
Melissa
As propriedades relaxantes e calmantes da melissa ou erva-cidreira são eficazes contra o stress, ansiedade, problemas do estômago e do coração, bem como transtornos do sono. As folhas da melissa, com aromas cítricos, são utilizadas em chás e banhos relaxantes. Em preparações para uso oral, as substâncias calmantes são muitas vezes combinados com outras plantas medicinais sedativas, como a valeriana e o lúpulo.
Passiflora
A passiflora é a planta do maracujá. As suas flores são usadas como remédio relaxante e antidepressivo, ajudando assim, a a acalmar os nervos e a tratar distúrbios do humor.
A passiflora na sua forma pura é adequada para a preparação de chás, no entanto parece ser que o seu efeito calmante é mais potente quando misturada com outras plantas de efeitos calmantes como a erva-cidreira, valeriana ou lúpulo. Para obter o máximo das suas substâncias terapêuticas, todos as partes das plantas secas devem ser muito bem protegidos da luz e humidade.
Ginseng siberiano
O ginseng siberiano também conhecido como eleuterococo (Eleutherococcus senticosus), cresce não só na Sibéria, mas também na China, Japão e Coréia. O ginseng é muitas vezes definido como um “adaptógeno”, termo utilizado para expressar a capacidade desta raiz em fazer aumentar a resistência do corpo perante variadas situações adversas associadas ao stress diário. Neste sentido os extratos de raiz do giseng siberiano são usados como tônico revigorante e energético, aplicado, entre outros, contra o stress. O ginseng siberiano está disponível em forma líquida, cápsulas, comprimidos e raiz seca para a preparação de chás, além de combinado com outras ervas e vitaminas para aumentar o seu poder terapêutico. Para encontrar a dose certa para si, aconselhe-se com um profissional de saúde experiente.
Lavanda
Os óleos essenciais das flores de lavanda ou alfazema acalmam e combatem o stress, proporcionando harmonia ao corpo. A lavanda pode ser encontrada em forma de chás ou preparações para o banho. Para um banho relaxante, antes de ir dormir, basta adicionar algumas gotas de óleo essencial de lavanda à água do banho. Outra opção é colocar um saquinho de lavanda ao lado da almofada, para conciliar melhor o sono. Adicionar algumas gotas num queimador, criará um ambiente relaxante.
Ginseng
O ginseng pertence, do mesmo modo que o ginseng siberiano ao grupo dos “adaptógenos”. Isto significa, que as suas propriedades terapêuticas, fazem com que o organismo resista melhor às situações difíceis do dia a dia que geram stress e tensão.
Sendo assim atua como um tônico que fortalece e revigora, muito útil para combater estados de cansaço, sensação de fraqueza, falta de energia e concentração. Para o fabrico de medicamentos a raiz da planta é usada em forma de tónico e cápsulas.
Atenção: se está em tratamento e para o qual necessita medicamentos, aconselhe-se com o seu médico antes de tomar por conta própria qualquer planta medicinal. Dado que certas ervas podem aumentar ou diminuir os efeitos de certos medicamentos. Se estiver grávida ou a amamentar também deve consultar um especialista.