
Pernas Inchadas e Má Circulação
A má circulação prende-se com a dificuldade do sangue em passar nas veias e artérias. É uma patologia frequente no sexo feminino, particularmente nas mulheres que têm excesso de peso ou tomam a pílula como forma contraceptiva.Mãos e pés frios são os sintomas mais frequentes e, muitas vezes, os primeiros fatores de alerta para esta doença. É uma doença hereditária que pode provocar dor e inchaço nas pernas, principalmente ao final do dia, quando regressamos do trabalho. No entanto, é durante a gravidez que as mulheres têm, frequentemente, pernas inchadas, associando isso ao seu estado e não à má circulação do sangue no organismo.
Sintomas da má circulação nas pernas
Como quase todas as patologias, a má circulação pode provocar vários sintomas, que variam de acordo com cada pessoa e o grau em que a doença se encontra. Entre eles, os mais visíveis são:
- Dor e/ou cansaço nas pernas
- Pele seca e a “descascar”
- Formigueiro nas pernas
- Pernas e tornozelos inchados
- Varizes
- Falta de pelos nas pernas
- Calcanhares secos, como se a pele estivesse rachada
Tratamento para as pernas inchadas e má circulação
Apesar dos vários fármacos recomendados pelos médicos, há remédios naturais que podem ajudar no que toca ao alívio da má circulação. Recomendamos, por isso, um chá como uma solução que pode melhorar a sua circulação: Chá de Castanha da Índia.
Chá para a má circulação e inchaço
O chá de castanha da Índia é utilizado como auxílio no tratamento da má circulação, apesar de também ser benéfico para a insuficiência venosa e fragilidade capilar. No caso de varizes, um tratamento caseiro também pode ser aplicado.
Como tomar:
- Ferva 1,5 litros de água num recipiente;
- Adicione meia colher de sopa de sementes de castanha da índia, com casca, na água;
- Deixe ferver de 5 a 10 minutos e desligue o fogão.
- Tome uma chávena desse chá, duas vezes por dia, após as refeições.
Chá dente de leão
Outro chá para a má circulação nas pernas é o dente de leão, uma erva medicinal que tem um efeito diurético e ajuda a eliminar a retenção de água no corpo. Além disso, o chá de dente de leão também ajuda a regular o teor de sódio no corpo, o que reduz a retenção de líquidos nos tecidos.
Como fazer o chá: deite 1 colher de chá de folhas de dente de leão frescas ou secas numa chávena de água previamente fervida, tape e deixe repousar 5 minutos. Coe e beba o chá 2 a 3 vezes por dia.
Folhas de videira vermelha
As folhas de videira vermelha representam um bom remédio para promover a circulação, contribuindo assim para reduzir ou inchaço nas pernas. As propriedades das folhas da videira vermelha podem ser tomadas sob a forma de ampolas e cápsulas, ou em infusão. Para a preparação do chá: deite uma colher de chá de ervas numa chávena de com água a ferver. Tape e deixe em repouso cerca de 10 minutos. Coar e beber 3 chávenas por dia.
Da mesma forma, a cavalinha ajuda a reduzir o edema da perna, fortalecendo ainda o tecido conjuntivo. O trevo-de-cheiro também contribui para reduzir o inchaço. Com estas plantas, além de poder fazer chás, estão também disponíveis sob forma de cápsulas com os ingrediente ativos.
Mais dicas contra pernas inchadas:
- O exercício promove a circulação sanguínea e evita a retenção de líquido nas pernas. As pernas inchadas melhoram com exercícios de alongamento, nadar e caminhar
- Coloque as pernas para cima, para o sangue fluir de volta para o coração, o que ajuda a melhorar a circulação das pernas
- Coma alimentos que contenham magnésio, já que o défice de magnésio pode ser uma causa do inchaço. O magnésio encontra-se em alimentos como banana, cacau, nozes, vegetais de folhas verdes escuras e abacates
- Reduza o consumo de sal e cafeína, que provocam inchaço e má circulação
- Beba muita água, pois vai auxiliar na desintoxicação do corpo e ajuda a combater a retenção de líquidos
- Evite ficar em pé ou sentado durante horas seguidas. Levante-se, faça pausas curtas e aproveite para fazer exercícios de alongamento
- Não exponha as pernas ao sol quente. Dê passeios dentro da água fria. O frio faz com que as veias se contraiam e o sangue volta a circular novamente, melhorando as pernas inchadas e a má circulação.