
Ginseng: benefícios, para que serve e como tomar
O ginseng é uma planta medicinal com muitos benefícios. Utilizada na medicina chinesa, há milhares de anos, com o objetivo de aumentar a esperança média de vida dos pacientes. Na medicina do Extremo Oriente, os médicos usam ginseng para muitas doenças. A raiz é considerada um tónico comprovado, que fortalece o sistema imunológico, estimula o metabolismo e torna o corpo mais resistente ao stress.
A parte da planta usada para fins médicos é a raiz, que cresce lentamente, e é colhida entre quatro a seis anos depois de semeada. Esta raíz é também chamada de ginseng-coreano, ginseng-chinês, mas mais recentemente utiliza-se ginseng americano. É recorrente usarem-no como um tónico para o corpo e para a mente.
O que é e de onde vem esta planta medicinal?
O ginseng (Panax ginseng) pertence à família das heras (Araliaceae) e, é cultivado principalmente na Coréia, mas também no Japão e no nordeste da China.
Como remédio natural, a raiz é a parte utilizada. Contém as chamadas saponinas de triterpenos, que incluem os ginsenosídeos. Atualmente são conhecidos 25 compostos diferentes de ginsenosídeos. Além disso, existem pequenas quantidades de óleo essencial, peptidoglicanos e poliacetilenos nas raízes.
Existem dois tipos de ginseng:
- ginseng branco
- ginseng vermelho
Não se trata de variedades de plantas medicinais diferentes, mas a mesma planta foi processada de formas diferentes. As raízes de ginseng branco são secas após a colheita e mantêm a sua cor natural. As raízes vermelhas do ginseng, formam-se porque foi tratado com vapor e depois seco.
Para fins médicos, o ginseng branco é geralmente usado, pois contém uma maior proporção de ginsenóides do que na variante vermelha.
Para que serve o ginseng?
Na medicina do Extremo Oriente, o ginseng é muito utilizado pelos médicos para o tratamento de muitas doenças. Destina-se a combater a fadiga, o cansaço e evita o resfriado. Os médicos chineses também recomendam tomar ginseng para uma melhor recuperação após uma doença.
Embora muitos estudos vêm da Ásia e são difíceis de comprovar os benefícios do ginseng. No entanto, alguns testes de laboratório avaliam os efeitos dos ginsenosídeos, além de outros ingredientes, com substâncias anti-inflamatórias, que estimulam o sistema imunológico e diminuem os níveis de açúcar no sangue. O ginseng promove a dilatação dos vasos e diluição do sangue. Sendo por isso benéfico em distúrbios circulatórios:
- Limpa o fígado e os rins
- Disfunção eréctil
- Dificuldade de concentração
- Pressão alta
- É revigorante e estimulante
- Diminui o stress
- Diminui o cansaço
- Ajuda a recuperar mais depressa a saúde durante o estado de convalescença.
Diz-se que o ginseng aumenta a potência sexual. Não há evidências científicas para isso.
Como tomar?
Há várias maneiras de usufruir dos benefícios da planta, uma vez que se encontra à venda de formas diferentes: cápsulas, extracto, pó, xarope ou tónico e chá. Por isso, pode escolher a que mais lhe convém.
Uma análise da farmacopeia alemã mostra que é recomendada uma dose média diária de 1 a 2 g de ginseng. Com esta quantidade ingere-se cerca de 20 a 30 mg de ginsenosídeos por dia. O ginsenosídeo Rg1 é um indicador relevante da qualidade do ginseng. Uma raiz de ginseng de alta qualidade contém uma média de 3% de ginsenosídeos quando seca.
Os grânulos de ginseng são ideais para a preparação de chá. Para este fim, uma a duas colheres de grânulos são dissolvidos em 150 ml de água quente. Existe chá em saquetas embaladas que contem misturas de ervas, mas que tem uma proporção muito baixa de ginsenosídeos. Ao comprar, confirme a quantidade de extrato contido nos grânulos.
O pó de ginseng pode ser tomado de formas diferentes. Pode misturar com bebidas e alimentos. No entanto, a forma mais simples de ingestão são as cápsulas de ginseng. Podendo comprovar com precisão a quantidade de ingredientes ativos que contém uma cápsula e o que está a tomar. Assim, não notará o sabor do ginseng, que não é muito agradável.
Tenha cuidados com o tónico de ginseng comercialmente disponível, pois muitos produtos à venda têm um teor alcoólico muito alto e a porcentagem de substâncias promotoras da saúde é muito baixa.
Atualmente, a maioria das farmácias e lojas de produtos naturais tem um grande número de diferentes preparações de ginseng prontas. Quem quer experimentar o ginseng, não deve esperar imediatamente um efeito. Somente após várias semanas ocorrem efeitos positivos.
Como fazer chá de ginseng
- Coloque quatro chávenas de chá com água, no lume;
- Adicione 10 gramas de ginseng nesse recipiente;
- Deixe ferver. Tome quatro chávenas desse chá, por dia, mas não excede essa quantidade.
Tome este chá durante um período máximo de 4 semanas.
Em pó
O pó de ginseng é fácil de dosar. A raiz seca é moída e embalada a vácuo. O pó contém todos os ingredientes ativos da raiz. O pó pode ser consumido de diferentes maneiras: pode polvilhar ou misturar com a comida (pequeno almoço e almoço), ou adicione água quente e beba.
Cápsulas
Tome uma por dia, preferencialmente de manhã. Ao comprar, verifique se o fabricante publica o conteúdo de ginsenosídeos.
Ginseng e a falta de memória
O tubérculo pode ajudar a combater a falta de memória, pois ajuda a melhorar a fluidez do sangue e, assim, fornece mais oxigénio ao cérebro. Quando ingerido, pode haver um aumento significativo na concentração e na capacidade mental e física. A seguinte receita pode ajudar:
- Coloque dois copos de água, misturando o seguinte:
- Uma colher de chá de alecrim
- 3-4 g de raiz de ginseng cortada muito finamente
- Uma colher, de chá, de noz-moscada em pó
Deixe ferver o que preparou. Posteriormente coe o chá. Beba-o quente, duas a três vezes por dia.
Contra-indicações
A ingestão excessiva de ginseng pode causar náusea. Pode ainda provocar efeitos levemente laxativos. O ginseng aumenta os efeitos do café e outras bebidas que contêm cafeína, levando a pessoa a sentir uma taquicardia muito desagradável.
Qualquer pessoa com diabetes ou pressão alta só deve tomar preparações de ginseng após consultar o médico. Esta raiz pode alterar a coagulação do sangue. As pessoas que tomam medicamentos para fluidificar o sangue devem consultar com o seu médico se deve tomar ginseng.
Não deverá tomar o ginseng se tiver insuficiência renal, se estiver grávida ou se se encontra a amamentar.
Obtenha mais conselhos sobre dosagem e utlização desta remédio natural na farmácia.