
Chás para acalmar a tosse
Existem plantas medicinais com diferentes propriedades, com os quais podemos fazer chás para acalmar a tosse. No entanto, é preciso usar a erva medicinal mais adequada ao tipo de tosse. Existem dois tipos de tosse: a seca, que não tem expectoração e a produtiva com expetoração, mas para cada tipo, o chá apropriado é a forma mais rápida de aliviar a tosse.
A tosse é uma reação que o corpo adota, com o objetivo de expulsar substâncias, tais como poeiras, bactérias, vírus e fungos, bem como muitas outras que dificultam a passagem do ar na faringe, laringe, traqueia ou pulmões.
Chás para a tosse
Os chás de ervas podem ter efeitos muito diferentes na tosse, conforme o tipo de erva medicianal utilizado: chás com efeito expectorante, chás que podem ressecar e outros que acalmam. Beba um chá para acalmar a tosse, dependendo das suas necessidades e o mais adequado para o tipo de tosse:
Língua-de-ovelha – chá para a tosse seca
A língua-de-ovelha (Plantago lanceolata), devido às suas mucilagens, é um chá ideal para aclamar a tosse irritativa e seca. Receita para preparar o chá:
- Deite numa jarra duas colheres de chá de folhas secas
- Despeje 1/4 L de água fervida e deixe por dez minutos
Coe e beba as três chávenas de chá, diariamente. Pode reparti-las pelas refeições principais. Para melhorar o sabor, adoce com uma colher de chá de mel.
Chá de Tomilho para a tosse com expectoração
O chá de tomilho é particularmente adequado para a tosse produtiva. As suas propriedades expectorantes ajudam aliviar a tosse. Prepare-o da seguinte maneira:
- Coloque um litro de água a ferver
- Adicione uma colher de sopa de tomilho
- Deixe repousar, com o lume desligado, durante 15 minutos
Coa o chá e beba duas a três chávenas por dia (quente ou frio).
Chá de Tussilagem para tosse seca e garganta irritada
O chá de Tussilagem, também conhecido como unha-de-asno ou unha-de-cavalo (Tussilago farfara) é especialmente adequado para a tosse irritativa e rouquidão.
Como preparar:
- Ferva uma chávena de chá, com água
- Adicione uma colher de sopa de folhas de tussilagem (não as flores)
- Deixe repousar 5 minutos, no mínimo, e coe
- Junte mel, em vez de açúcar
Deve beber de manhã, logo quando acorda. No entanto, pode tomá-lo três vezes por dia.
Chá de Malvarisco (Althea officinalis) – tosse e garganta irritada
Esta planta acalma a tosse seca graças à mucilagem, umas substâncias que formam uma espécie de capa protetora sobre a mucosa da garganta irritada e inflamada, por isso alivia a tosse seca e a rouquidão. A raiz desta planta só deve ser adicionada à água morna para não destruir a mucilagem.
Este chá deve ser prepardo do seguinte modo:
- Coloque numa jarra 1 litro de água morna
- Junte cerca de 3 colheres de chá de raízes de malvarisco picado
- Deixe repousar pelo menos 8 horas
O chá também pode ser preparado com a mistura de raízes, flores e folhas da mesma maneira. Tome repartido ao longo do dia, as quatro ou cinco chávenas deste chá.
Chá de Malva para a tosse seca
A Malva (Malva silvestris) acalma a tosse seca e irritante. Para preparar:
- Leve ao fogo uma chávena de chá com água
- Deite 2 colheres de chá de folhas de Malva na água fria
- Deixe ferver brevemente
- O chá deve repousar por 5 minutos
Beba morno 3 chávenas de este chá todos os dias.
Chá de camomila para a tosse produtiva
A camomila tem um efeito calmante, mas também pode ressecar. Portanto, não é recomendado para a tosse seca e irritativa, sendo mais utilizado na tosse com expectoração. Ainda com os ingredientes gengibre limão e mel, pode fazer outro chá bom para a tosse.
Chá de Funcho para tosse produtiva
O funcho é expectorante e ajuda especialmente no tipo de tosse produtiva, com expectoração. Aproveite para fazer este chá e adoçar com mel de erva-doce, para reforçar a sua ação.
Chá de sálvia para a tosse seca
A sálvia é especialmente recomendado para a tosse seca. Os óleos essenciais contidos na sálvia mantêm a mucosa das vias respiratórias húmidas, o que reduz a sensação de tosser.
A irritação provocada pela tosse pode ser aliviada com esta receita caseira de rebuçados para a tosse com ingredientes naturais como a salva, gengibre, mel e limão. Simples e fáceis de preparar.
Beber muito
Estes chás para acalmar a tosse, graças às suas propriedades medicinais, ajudam a combater este mal estar e além disso, representam uma forma de beber muito líquido. No caso da tosse, a ingestão de líquidos, é provavelmente o remédio caseiro mais importante para tratar a tosse. Já que ajuda a hidratar e lubrificar as mucosas das vias respiratórias.