
Xarope de rabanete para a tosse
Por vezes a tosse é persistente e pode durar alguns dias, tornando-se em algo bastante incomodativo. Se acabou o xarope que tinha da farmácia, pode, no seu lugar, fazer um xarope caseiro para aliviar este problema de forma natural. O xarope de rabanete preto é especialmente indicado para curar a tosse seca e a tosse convulsa. Pode, se preferir, fazer também o remédio de cebola para a tosse.
O xarope para a tosse de rabanete preto é também muito adequado para as crianças. Pode ser utilizado várias vezes por dia, 5 a 10 colheres de chá por dia, é o mais recomendado. Este xarope é um dos remédios caseiros para a tosse desde tempos antigos, com efeitos comprovados para a saúde, tudo graças às substâncias do rabanete preto, chamadas glucosinolatos, apenas activadas por enzimas, quando o rabanete preto é cortado e esvaziado.
Como fazer o xarope de rabanete para a tosse
O rabanete -preto, é um rabanete próprio dos meses de inverno, com forma redonda, mas a casca é preta e a polpa branca, que pode comprar no mercado ou lojas de alimentos saudáveis. O rabanete deve ser gordo e firme e não muito pequeno.
O que vai precisar:
- Um rabanete preto
- Açúcar branco ou açúcar mascavado ou mel
- Um copo
- Um frasco de vidro (cerca de 100 ml)
- Primeiro corte na parte superior do rabanete uma fatia de um centímetro de espessura, que vai servir de tampa. Em seguida, escave no meio do rabanete retirando a polpa, um buraco que abranja cerca de 2/3 do rabanete.
- Depois com uma agulha grossa de tricô ou outra objeto semelhante faça um furo, pressionando várias vezes, até sair na parte de baixo do rabanete. Se a agulha é fina, tem de movimentar repetidamente a agulha para cá e para lá para que o buraco se alargue o suficiente para permitir que o xarope, mais tarde, escorra através desta abertura.
- Corte a polpa que retirou em pedaços o mais pequenos possíveis. Misture depois os pedacinhos de rabanete com, aproximadamente, a mesma quantidade de açúcar. Encha a abertura grande que escavou do rabanete com esta mistura de açúcar e polpa. Como não vai caber tudo, o resto pode deixar numa tigela tapado.
- Coloque o rabanete com a parte inferior para baixo (a parte que perfurou com a agulha de tricô) sobre um copo ou frasco de vidro. Tape com a fatia cortada do rabanete.
- Deixe repousar desta maneira durante algumas horas. Ao longo deste tempo o açúcar vai-se dissolvendo com o sumo do rabanete muito rapidamente, e, depois de algumas horas começará a escorrer gota a gota no copo o xarope de rabanete para a tosse, isto no caso de ter perfurado bem com a agulha de tricô. Se não escorrer, retire com uma colher para um frasco limpo.
- Depois de ter escorrido todo o xarope volte a repetir a operação. Adicione o resto da mistura de rabanete e açúcar que tinha guardado, deixando atuar durante a noite. No dia seguinte recolha o xarope que se formou e guarde-o num frasco limpo com tampa e coloque no frigorifico. Mantenha no frigorifico durante alguns dias, mas é conveniente consumir o mais breve possível. Com um rabanete preto, pode fazer cerca de 100 ml de xarope.
Outra maneira de fazer o xarope de rabanete
Outra maneira mais fácil e menos trabalhosa de fazer este xarope caseiro para a tosse, é simplesmente ralar todo o rabanete depois de descascado, e de seguida misturar com o açúcar numa tigela pequena. Neste caso, se quiser pode usar mel, em vez de açúcar. Passado algumas horas, quando se forme o xarope, coe e está pronto para tomar. Conserve e guarde como descrito acima.
Porque é que o rabanete preto para aliviar a tosse é um remédio caseiro eficaz?
Toda a ciência deste xarope deve-se ao facto de que o açúcar retira a humidade do rabanete e, ao mesmo tempo, os seus ingredientes ativos. Sendo assim, o açúcar ao ficar líquido, vai conter todas as substâncias curativas do rabanete. O xarope do rabanete preto ajuda também contra a brônquite, insuficiência renal e pedras nos rins.